Saiba o que é capital de giro e qual a sua importância para a administração financeira. Confira também como publicar no DOU através de agência de publicidade legal.
Antes mesmo de começar um empreendimento é preciso saber exatamente no que consiste a administração de capital de giro. Confira:
O que é capital de giro
É possível observar que a própria palavra “giro” indica a existência de um ciclo, composto pela entrada e saída de recursos. De maneira didática, seria como imaginar o símbolo da reciclagem ou a representação do sistema respiratório para ilustrar o funcionamento do capital de giro.
A administração desse capital nada mais é que a administração das contas dos elementos de giro, isto é, dos recursos que entram e dos que saem sucessivamente (circulantes), e às relações que existem entre eles.
Essa equação é menos complexa do que aparenta. Uma boa administração de giro é aquela que garante os recursos necessários para manter a empresa em atividade por um determinado tempo, sem ter que apelar para financiamentos externos.
Ao considerar que os negócios geram custos decorrentes do pagamento de fornecedores, insumos, contas, impostos e tudo que exige recursos financeiros, é visível que para que a empresa consiga se manter deve arcar com as despesas correspondentes.
Entenda a importância da gestão financeira para uma empresa.
Gerenciando o capital acertadamente
A administração do capital de giro é um ponto crucial com relação ao equilíbrio das reservas financeiras da empresa. De nada adianta compreender a importância do giro e como fazer o cálculo se, com o passar do tempo, não mantiver o controle sobre as reservas.
Saber como gerenciar o dinheiro usado para manter a empresa funcionando deve ser um assunto tratado com cautela, uma vez que existem períodos em que se vende mais e períodos em que as vendas caem.
Além desses cuidados, existem outras questões que podem influenciar na integridade do capital de giro. Supondo que, durante seis meses, uma empresa precisou de R$ 800 por mês para se manter e conseguiu alcançar exatamente esse valor, porém, no sétimo mês as vendas diminuíram 30%, por exemplo. Como ela fará para continuar de portas abertas?
A empresa deve, então, lançar mão de medidas de contenção de gastos para conseguir manter o capital de giro em R$ 800, e evitar que suas reservas esvaziem.
Além de calcular o quanto é preciso ter sobrando todo o mês, é fundamental manter frequente reavaliação das receitas e despesas, para que os ajustes sejam efetuados sem comprometer a margem definida como necessária para o giro.
Saiba mais: Como publicar redução de capital.
Veja como publicar no DOU através de Agência de Publicidade Legal
Com auxílio do DSI – Diário Serviços, é possível realizar publicações no Diário Oficial da União, dos Estados e dos Municípios.
O DSI é uma agência de publicidade legal que conta com profissionais especializados em publicar diferentes materiais, como editais, atas e informativos, de forma prática e segura.
Navegue pelo site para saber mais sobre agência de publicidade legal e publicações no DOU.
Confira também: Diferença entre EBITDA e EBIT? | Modelo de Ata