Profissional fazendo um edital de convocação

Edital de convocação: o que é e como publicar?

O edital de convocação é um documento essencial para empresas, associações, sindicatos e instituições que precisam comunicar eventos importantes, como assembleias, reuniões ou votações. Sua principal função é garantir que todas as pessoas envolvidas ou interessadas sejam devidamente informadas e convocadas a participar de discussões fundamentais para o grupo.

Neste artigo, entenderemos em detalhes o que é um edital de convocação, sua utilidade e como redigi-lo de forma objetiva e eficaz. Falaremos também sobre a melhor maneira de publicá-lo. Acompanhe!

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Profissional no abandono de emprego

Abandono de emprego: principais dúvidas, guia completo para empresas

O abandono de emprego é uma situação que pode gerar incertezas tanto para o empregador quanto para o colaborador. Para evitar complicações jurídicas, é essencial que as empresas compreendam o que caracteriza essa situação, como devem proceder e quais medidas precisam ser tomadas para formalizar o processo de desligamento.

Neste artigo, abordaremos as principais dúvidas sobre o abandono de emprego. Nos próximos tópicos, explicaremos o que é, como identificá-lo e quando publicar. Além disso, falaremos sobre um meio eficiente que auxilia esse processo. Acompanhe!

O que é abandono de emprego?

Explicando de maneira simples, o abandono de emprego ocorre quando o colaborador deixa de comparecer ao trabalho por um período prolongado. A legislação trabalhista brasileira — por meio da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) — define que a ausência não justificada por mais de 30 dias consecutivos pode ser interpretada como abandono de emprego.

Nesse caso, essa postura do trabalhador resulta na rescisão do contrato de trabalho por justa causa. No entanto, é importante destacar que o simples fato de faltar ao trabalho não configura, por si só, abandono de emprego. Para isso, é necessário existir uma intenção clara do colaborador de não retornar ao trabalho, como:

  • recusa em responder notificações da empresa;
  • negativa em justificar as faltas.

Como a empresa procede no abandono de emprego?

Se uma empresa suspeita de abandono de emprego, o primeiro passo é tentar entrar em contato com o colaborador. Isso pode ser feito por meio de telefonemas, e-mails ou outros canais de comunicação. Se não houver retorno, o empregador pode enviar uma notificação por escrito — preferencialmente com aviso de recebimento (AR) — solicitando que o colaborador justifique suas faltas.

A notificação deve conter um prazo razoável para resposta — geralmente de 48 horas a 5 dias úteis — dependendo das políticas internas da empresa. Caso o colaborador não responda ou não justifique as ausências, a organização pode considerar a possibilidade de rescisão por justa causa.

Quando é preciso publicar?

Uma dúvida frequente entre os empregadores é quantos dias dá abandono de emprego. A resposta é que, como dito, conforme a CLT são necessários 30 dias consecutivos de ausência não justificada. Após esse período, a empresa pode tomar medidas para formalizar o abandono de emprego.

Um procedimento importante para oficializar a tentativa do empregador de entrar em contato com o colaborador ausente é a publicação de abandono de emprego. Essa comunicação é feita por meio de um edital em jornal de grande circulação. Em especial, se o colaborador não puder ser localizado por outros meios. 

Ao publicar abandono de emprego, a empresa garante que fez todos os esforços para informar o colaborador sobre sua ausência e as possíveis consequências. Além disso, é fundamental que a publicação ocorra antes de qualquer decisão de desligamento. Afinal, isso serve como uma comprovação de que o empregador tentou contatar o colaborador e oferecer a chance de justificar suas faltas.

Como a DSI ajudar?

Para auxiliar as empresas, a DSI (Diário de Serviços) oferece um serviço especializado que formaliza o processo de abandono de emprego. Na prática, a DSI atua como intermediária entre a empresa e a Imprensa Oficial. Sendo assim, cuidamos de todo o processo — desde a diagramação da notificação até a publicação final no Diário Oficial. 

Funciona assim: 

  • o cliente encaminha a matéria via formulário de orçamento;
  • em seguida, a equipe da DSI realiza toda a preparação e revisão da publicidade legal, oferecendo suporte especializado em cada etapa do processo;
  • após a aprovação do orçamento, a DSI se encarrega de garantir que a publicação seja realizada adequadamente e dentro dos prazos estipulados.

Sem dúvidas, o abandono de emprego é uma situação que exige atenção e procedimentos adequados por parte das empresas. No entanto, com uma abordagem correta, é possível lidar com essa situação de maneira justa e eficiente. Dessa forma, se evitam conflitos desnecessários, bem como mantém a conformidade com as leis trabalhistas.

Conseguimos tirar suas dúvidas a respeito do abandono de emprego? O que acha de ter um suporte especializado? Então, entre em contato a DSI!

Homem utilizando o certificado digital

Como emitir um certificado digital: tipos e vantagens

O certificado digital é uma ferramenta essencial para empresas e profissionais que precisam garantir a segurança e autenticidade de suas transações eletrônicas. Desde a assinatura de contratos até a emissão de notas fiscais, ele é amplamente utilizado para validar a identidade de uma pessoa física ou jurídica no ambiente online. 

Neste artigo, explicaremos como emitir um certificado digital, os tipos disponíveis e as vantagens de utilizá-lo. Acompanhe os próximos tópicos!

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Profissionais realizando o planejamento tributário preventivo

Planejamento tributário preventivo: o que é?

O planejamento tributário preventivo é uma estratégia essencial para qualquer empresa que deseja otimizar a carga tributária. Além de garantir a conformidade com as leis fiscais. Ao contrário de uma abordagem reativa — baseada em respostas às obrigações fiscais que surgem —, esse tipo de planejamento envolve a antecipação de eventos futuros.

Nos próximos tópicos, explicaremos como funciona, principais características e técnicas para realizar um eficiente planejamento tributário preventivo. Confira!

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Pessoa realizando o cálculo do salário líquido.

Cálculo salário líquido: saiba como fazer e principais dúvidas

O cálculo salário líquido é uma parte essencial da gestão financeira pessoal para qualquer trabalhador. Entender como calcular o valor final que será recebido após todos os descontos pode ajudar a evitar surpresas no final do mês e facilitar o planejamento financeiro. 

Compreender os diferentes tipos de descontos e como eles impactam o valor final recebido é crucial para uma gestão eficiente dos recursos. 

Neste blog, vamos explorar o que é o salário líquido, quais são os principais descontos previstos pela CLT e como fazer o cálculo salário líquido de forma precisa.

Boa leitura!

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Pessoa fazendo calculo salario liquido

Cálculo salário líquido: saiba como fazer

Entender o cálculo do salário líquido é essencial para qualquer trabalhador. 

Esse processo determina o valor real a ser recebido após os descontos obrigatórios, como INSS e imposto de renda. Uma das dúvidas comuns é se a rescisão é calculada pelo salário base ou líquido. Outro ponto de interrogação frequente é se o PIS é calculado com base no salário base ou no salário líquido.

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Mulher analisando sua carta de demissão

Carta de demissão: modelo e como escrever

A decisão de deixar um emprego pode ser desafiadora, mas, em muitas situações, é um passo necessário para o crescimento profissional ou pessoal. Quando essa decisão for tomada, é fundamental comunicar ao empregador de maneira clara e profissional, por meio de uma carta de demissão. Mas como fazer essa carta?

Este artigo fornecerá orientações sobre como escrever uma carta de demissão, além de modelos que podem ser adaptados conforme a situação.

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Restituição de imposto de renda

Restituição imposto de renda: principais dúvidas

Se você está buscando esclarecer suas dúvidas sobre a restituição do Imposto de Renda, veio ao lugar certo. Entender como funciona a restituição é fundamental para garantir que você receba o valor correto.

Por isso, neste conteúdo, vamos explicar de forma clara e objetiva cada etapa desse procedimento para que você possa ficar tranquilo. Acompanhe e saiba tudo o que precisa sobre a restituição de Imposto de Renda.

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novo empresário descobrindo como abrir uma empresa

Como abrir uma empresa: passo a passo e dicas para começar bem

Abrir uma empresa é um sonho para muitos brasileiros. Seja para fugir da crise, ser seu próprio chefe ou simplesmente colocar uma ideia inovadora em prática, saber como abrir uma empresa é fundamental. Neste guia, você aprenderá os principais passos para iniciar seu negócio e algumas dicas essenciais para começar bem.

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Grupo de sócios em reunião de sociedade anônima

O que é sociedade anônima, seus tipos e publicações obrigatórias

Ao considerar abrir uma empresa em parceria com outras pessoas, ou seja, com sócios, é fundamental conhecer os tipos de sociedade empresarial disponíveis. 

No Brasil, uma das opções mais comuns, por exemplo, é a Sociedade Anônima, abreviada como S.A, SA ou S/A. Esse tipo de natureza jurídica caracteriza-se, justamente, por ter aquilo que chamamos de acionistas, cujas responsabilidades dependem do valor das ações que possuem.

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