Entenda o que é um jornal de grande circulação

jornal de grande circulação

Jornais de grande circulação são aqueles que chegam a um grande número de pessoas. Podem ser utilizados para diversas finalidades, inclusive para publicações exigidas por lei.

Saiba, neste conteúdo, o que é jornal de grande circulação, a diferença entre tiragem e circulação e aprenda como fazer uma publicação nesse tipo de veículo.

O que é jornal de grande circulação?

Os jornais de grande circulação são utilizados para fazer a publicação de notícias, artigos, colunas e propagandas. Aqui, no Brasil, alguns dos principais jornais desse tipo são:

  • O Dia;
  • O Globo;
  • Jornal do Brasil;
  • Folha de São Paulo;
  • Zero-Hora.

Além disso, a legislação brasileira, conforme a Lei nº 8.666, de 1993, e a Lei nº 6.404, de 1976, prevê que alguns atos administrativos sejam publicados em jornais de grande circulação. 

A legislação, atuando como a principal responsável por evidenciar a expressão “jornal de grande circulação” e por dispor obrigatoriedades nesse sentido, é justo pensar que o próprio poder legislativo também deveria definir o que faz com que o jornal tenha essa característica. 

Dessa forma, é utilizado o critério do bom senso para definir a grande circulação de um jornal. As empresas e a própria administração pública devem avaliar critérios, como a reputação do jornal, a não publicação de notícias de caráter sensacionalista e o volume de tiragem e circulação do veículo.

Diferença entre tiragem e circulação

A tiragem de um jornal é o número de cópias do veículo que foram impressas e chegaram à casa dos assinantes e aos pontos de vendas. Esse é um termo comumente utilizado pela mídia para descrever o número total de exemplares dos jornais.

Já a circulação consiste na quantidade de exemplares que chegaram efetivamente aos leitores, em suas casas ou por aquisição em bancas de jornais e revistas, supermercados, restaurantes, lanchonetes e outros estabelecimentos que comercializam jornais impressos.

mulher lendo jornal de grande circulação

Essa diferenciação precisa ser feita, tendo em vista que um jornal que, embora possua uma grande tiragem, mas não chegue às mãos dos leitores, não é o veículo ideal para se fazer as publicações exigidas conforme a lei. 

Por outro lado, um jornal que combina uma elevada tiragem e destino certo, também em uma grande proporção, é o veículo ideal para ser considerado “de grande circulação” e publicar balanços empresariais e avisos de licitação, por exemplo.

Como publicar em jornais de grande circulação

Para publicar em um jornal de grande circulação, é preciso entrar em contato com o veículo e solicitar a publicação da matéria, que precisa seguir os padrões de formatação e diagramação de cada jornal.

Caso a publicação seja feita no Diário Oficial, é possível entrar em contato e contratar os serviços de uma empresa especializada. Esse tipo de empresa faz a intermediação entre o publicador e o veículo de comunicação oficial.

Leia ainda: A publicação em jornais de grande circulação é obrigatória?

Conheça o trabalho da DSI Publicações

A DSI é uma agência de publicidade legal que ajuda empresas a fazerem publicações obrigatórias no Diário Oficial dos estados e da União. Você envia a matéria e nós formatamos, fazemos a diagramação, avaliamos o conteúdo e enviamos para o Diário Oficial. 

Agora que você já sabe o que é jornal de grande circulação, entre em contato com a DSI Publicações, para solicitar a publicação da sua matéria no Diário Oficial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *