Como fazer uma ata de reunião?

Como fazer uma ata de reunião

Acompanhe este artigo para saber como criar uma Ata de reunião, qual sua real importância, e como publicá-la no Diário Oficial da União com auxílio de agência de publicidade legal.

Para redigir uma ata de reunião é preciso algum empenho e muita atenção aos detalhes, já que são todos importantes e não devem passar despercebidos.

Como fazer uma ata de reunião

Existem alguns passos que precisam ser seguidos para estruturação de uma ata de reunião. Acompanhe:

·         Prefácio:

– O local, a data e o horário da reunião são fundamentais e precisam constar na ata. Procure citar o horário de início e de final da discussão;

– Em seguida, comece citando todas as pessoas presentes e suas respectivas funções ou cargos. Essa discrição serve para informar com clareza aos leitores da ata quem estava presente durante a tomada de decisões;

– Dê início ao conteúdo da pauta mencionando todos os assuntos principais e temas que deverão ser discutidos.

·         Desenvolvimento:

No corpo do texto, siga com as discussões abordadas, o que pode ser feito em forma de tópicos (para facilitar a escrita), relatando o porquê da aprovação de determinadas ideias e veto de outras. Dessa maneira, todas as motivações ficam registradas e evita-se trazer à tona a mesma discussão em futuros encontros.

·         Conclusão:

Com relação aos compromissos estipulados para serem cumpridos após o término da reunião, é preciso declarar na ata o prazo para execução de tais ações, quem deve ser o responsável por cada tarefa (pode envolver uma única pessoa ou toda uma equipe), além da data, horário e participantes para a próxima reunião.

Importância da Ata de Reunião

Mesmo que o ambiente de trabalho seja dos mais informais, toda a reunião precisa ser registrada e transmitida a todos empregados da empresa (além dos próprios participantes), constando dos principais assuntos tratados e decisões a que chegaram.

Se antes as atas tinham fama de serem extremamente complexas, principalmente pela linguagem profissional e formal que era exigida, hoje em dia, por outro lado, a escrita já não carece de tanta formalidade, e esses documentos passaram a ser mais práticos, tanto na fase de elaboração quanto para a compreensão de todos.

Algumas regras mais importantes ainda se fazem presente, mas apenas no que concerne as informações imprescindíveis que não devem faltar.

Publique ata de reunião no Diário Oficial da União com auxílio de agência de publicidade legal

O Diário Serviços (DSI) é uma agência que intermedia os trâmites de consulta e publicação entre seus clientes e os jornais oficiais do Governo.

Com a modernização das atas e dos Diários Oficiais da União, dos Estados e dos Municípios (que agora são acessados online), as instituições passaram a adotar a postura de publicar a ata de reunião online, e assim deixar os funcionários e clientes da empresa a par de todas as decisões tomadas pelos responsáveis.

Através do DSI é possível realizar consultas gratuitas no DOU, além de publicações com as mais variadas finalidades.

Navegue pelo site para obter mais informações sobre essa agência de publicidade legal.

 

Agora que você já sabe como fazer uma ata de reunião, envie sua publicação para a Diário Serviços, agência de publicidade legal que é especializada em publicar em Diários Oficiais dos estados e da União.

 

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *