Entenda a diferença entre ata e memória de reunião

publicidade legal

Compreenda de uma vez por todas quais as principais diferenças entre a memória e a ata de reunião. Confira também como publicar ata de reunião com auxílio de agência de publicidade legal.

Os funcionários que participam de reuniões no ambiente de trabalho já estão familiarizados com o processo de elaboração de atas ou memórias de reunião, mas nem todos sabem o que diferencia cada documento.

O que é uma Ata de Reunião?

A ata de reunião é responsável por registrar todos os acontecimentos e decisões debatidas durante uma reunião ou assembleia.

Em outras palavras: trata-se de um relato resumido do que foi discutido e resolvido, e geralmente é redigido por uma secretária executiva (pessoa que possui os atributos necessários para não perder nenhum detalhe da reunião).

A ata é a melhor forma de registrar todas as decisões tomadas e metas traçadas em reuniões, graças ao seu formato simples e prático.

É também um documento muito importante para quem trabalha com secretariado remoto, para tomar nota do que foi acordado em cada reunião de alinhamento do trabalho.

Há alguns anos as atas eram redigidas de forma muito complexa, principalmente devido à linguagem exigida. Hoje, essa exigência caiu por terra, e as atas passaram a ser bem mais práticas e de fácil compreensão a todos.

Algumas orientações, é claro, continuam válidas, principalmente em relação às informações que não podem faltar em um documento deste tipo, além da escrita, que não deve apresentar erros gramaticais.

Funcionalidades da Ata de Reunião

A ata de reunião é considerada um documento para formalizar as decisões tomadas em empresas, organizações, associações e condomínios. É um excelente instrumento, principalmente por hoje ser mais flexível quanto ao seu formato e sua apresentação.

As atas reúnem os acordos tratados e também os problemas ocorridos em uma reunião oficial ou privada, mas também podem ser de um congresso, ou mesmo certificados que atestam a eleição de alguém para determinado cargo.

Além disso, uma ata também serve para certificar oficialmente um fato, como acontece, por exemplo, na ata de certidão lavrada em cartório.

Clique aqui e saiba como criar uma ata de reunião.

O que é uma Memória de Reunião?

A memória de reunião assemelha-se à ata no sentido de visar o registro das reuniões, porém trata-se de uma versão mais resumida. É um gênero de documento que visa registrar o que é tratado, por isso pode ser confundida com a ata.

Funcionalidades da Memória de Reunião

Consiste no preenchimento de lacunas previamente demarcadas, ou seja, segue um roteiro próprio. Tem como principal intuito fazer registro sintético de reuniões de rotina. É muito utilizada por entidades que costumam realizar reuniões com frequência.

Apesar de não ser uma ata de reunião propriamente dita, valem os cuidados e recomendações das atas na hora de redigir.

A memória de reunião é um documento simples mas preserva o histórico da empresa. Essa forma de registrar as decisões é bem mais prática e não prejudica em nada na história, bem como a preservação documental.

Publique Ata de Reunião com auxílio de Agência de Publicidade Legal

A DSI – Diário Serviços é uma agência de publicidade legal, pela qual é possível efetuar a publicação de atas de reunião nos principais veículos de comunicação, os Diários Oficiais.

Saiba aqui e veja como publicar ata de reunião.

Navegue pelo site e confira todas as informações.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *