Fatos contábeis: permutativos, modificativos e mistos

publicidade legal

Saiba o que é fato contábil e o que caracteriza cada um dos três tipos. Veja também como realizar publicidade legal pela internet.

É considerado fato contábil tudo aquilo que leva a alterações no patrimônio de uma organização, sendo também um objeto da contabilidade.

Saiba mais: Publicar encerramento de sociedade

O que é fato contábil

O conceito de fato contábil muito se assemelha ao de fato administrativo, porém é importante deixar bem claro que todo fato administrativo é um fato contábil, porém nem todo fato contábil é um fato administrativo. 

O fato contábil implica alterações patrimoniais, que podem acontecer em aspectos qualitativos ou quantitativos. Para saber se um determinado fato se caracteriza como contábil ou não, o principal indicativo é a possibilidade de associar a ele um valor monetário. 

No caso de ser exequível, trata-se de um fato contábil, caso contrário, não. 

Existem, dentro dos fatos contábeis, três subcategorias que os definem. São elas: fatos contábeis permutativos (qualitativos ou compensativos), fatos contábeis modificativos (quantitativos) e fatos contáveis mistos (características de ambos os anteriores). 

Saiba mais: Qual a responsabilidade dos sócios em uma sociedade simples.

Os três tipos de fatos contábeis

Os fatos contábeis permutativos implicam trocas entre elementos considerados ativos e passivos, porém em nada alteram o patrimônio líquido, como, por exemplo, a compra de um maquinário. 

Os modificativos influenciam diretamente o patrimônio líquido da empresa (para mais ou para menos), como, por exemplo, valor recebido por pagamento de aluguel. 

Os mistos, por sua vez, resultam tanto em trocas entre os ativos e passivos quanto em mudanças no patrimônio líquido. Tem-se como exemplo o recebimento de duplicatas com juros. 

 

  • Fatos permutativos

 

Os fatos permutativos englobam também os fatos qualitativos ou compensativos. Em todos os casos, nunca alteram o valor do patrimônio líquido, para menos ou para mais, e por isso não apresentam características quantitativas.

Por outro lado, promovem modificações na composição patrimonial da empresa, ou seja, permutas na qualidade de seu patrimônio, o que categoriza uma alteração qualitativa.

 

  • Fatos modificativos

 

Os fatos modificativos, também chamados de quantitativos, como já dito anteriormente, remetem à modificação direta (para mais ou para menos) do patrimônio líquido da empresa, que pode acontecer via aumento ou redução de suas próprias contas, ou até mesmo pela apropriação de despesas e receitas. 

Tipos de alteração:

Aumentativos: Alteração aumentativa/positiva do patrimônio líquido, ocorrendo pelo aumento de contas creditadas ou pela redução de contas retificativas (redutoras). 

Diminutivos: Alteração diminutiva/negativa do patrimônio líquido, ocorrendo pela redução de contas normais debitadas, ou pelo aumento das contas retificativas (redutoras).

 

  • Fatos mistos

 

Os fatos mistos ou compostos ocorrem quando há, simultaneamente, alteração quantitativa (modificação) e qualitativa (permuta) no patrimônio. Tais fatos, da mesma forma como ocorre com os modificativos, podem ser confirmados por meio da alteração do Patrimônio Líquido. 

Tipos de alteração:

Aumentativos: Caracteriza alterações positivas no patrimônio líquido, através de aumento das contas creditadas. 

Diminutivos: Caracteriza alterações negativas no patrimônio líquido, através de diminuição das contas debitadas.

 

Acompanhe tudo sobre publicidade legal pela internet no Diário Serviços

O Diário Serviços é um portal online que fornece aos seus clientes tudo o que é preciso para a realização de publicações e outros serviços envolvendo publicidade legal. Por meio do site, é possível publicar no Diário Oficial da União, dos Estados e dos Municípios. 

Navegue pelo site para obter maiores informações.

 

Veja mais: Publicidade Legal | O que é edital | Razonete

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *