Quando um balancete de verificação pode ser publicado no Diário Oficial da União?

O que é balancete o que é razonete

Você sabe o que é balancete? Confira no artigo a seguir

Confira aqui os trâmites para publicação de balancete de verificação no Diário Oficial da União, e como contratar o serviço de agência de publicidade legal, além de obter informações importantes sobre o que é razonete e o que é balancete. Entender o que é razonete pode ser vital para garantir um controle eficiente de suas finanças

O balancete de verificação é um demonstrativo contábil que confere todas as contas em movimento de uma empresa, assim como seus respectivos saldos. Veja aqui como funciona a publicação desse documento no Diário Oficial da União.

 

O que é balancete

Entender o que é balancete é um processo muito rápido e fácil, pois ele permite que o profissional da contabilidade verificar todos os lançamentos e movimentação de recursos em um determinado período de tempo.

Ter total conhecimento de o que é balancete e como ele funciona pode fazer toda a diferença ao estabelecer estratégias de negócios bem como efetuar a prestação de contas para o diário oficial bem como o pagamento de impostos

 

O que é um razonete

O que é razonete como fazer um razonete

Antes de entendermos quais são as funcionalidades de um balancete, precisamos compreender a estrutura do razonete e o que é um razonete., uma operação utilizada em larga escala por profissionais da contabilidade, sendo uma forma simples de visualizar os lançamentos de débitos e créditos.

Agora que sabemos o que é um razonete, iremos descrever como funcionam essas operações na figura acima: Os créditos são alocados no lado direito, enquanto os débitos no lado esquerdo, sendo feitas as subtrações para definir os recursos disponíveis na área inferior do razonete.

 

Funcionalidades do balancete

Agora que sabemos o que é balancete, iremos descobrir como ele funciona

Com o balancete de verificação é possível calcular diversos resultados importantes para a contabilidade e administração de uma empresa, assim como fornecer os dados para elaboração de outros demonstrativos contábeis importantes, como Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e Balanço Patrimonial (BP).

Em outras palavras, o Balancete de verificação trata da relação de contas extraídas do livro Razão de uma empresa, isto é, um conjunto de todas as contas (de resultado e patrimoniais) dos razonetes com seus saldos finais.

 

Elaboração de um Balancete de Verificação

Tendo em vista as considerações acima, para elaborar um Balancete de verificação é preciso que cada Conta seja transferida do razonete para ele, com seu respectivo saldo.

Se a Conta no razonete indicar um saldo final devedor, tal saldo será colocado na coluna do balancete de verificação referente ao saldo devedor. Se a Conta, por outro lado, indicar um saldo final credor, tal saldo será transportado para a coluna do saldo credor do balancete.

A elaboração do balancete de verificação de verificação segue as regras legais da lei empresarial, e deve constar os seguintes itens, obrigatoriamente:

  • Saldos de contas bancárias;
  • Valores em caixa;
  • Aplicações financeiras;
  • Tributos a recuperar;
  • Créditos;
  • Ações;
  • Equipamentos;
  • Estoque;
  • Empréstimos;
  • Pagamentos de Fornecedores;
  • Obrigações trabalhistas;
  • Tributos a recolher;
  • Contas a pagar;
  • Patrimônio líquido;
  • Reservas de capital.

Visto isso, é possível concluir que o balancete de verificação é uma ferramenta fundamental para o diagnóstico de diversas situações, auxiliando no controle financeiro de uma instituição e na realização de planejamentos orçamentários para obter o sucesso.

 

Quando a publicação de balancetes no Diário Oficial se faz necessária?

Ainda que quase todas as empresas tenham que fazer os balancetes de verificações, apenas as de grande porte e capital aberto possuem a obrigação de publicá-los em veículos oficiais, como o Diário Oficial da União.

De acordo com a legislação, empresas de grande porte são todas aquelas que contam com receita bruta total no valor de 300 milhões de reais no mínimo, ou ativo que seja superior a 240 milhões de reais.

Para os casos de sociedades abertas, a publicação dos balancetes de verificações ocorre a fim de tornar conhecido aos acionistas (e possíveis investidores) qual a situação da empresa, assim como todo seu fluxo em caixa.

 

Como publicar um balancete no Diário Oficial

Os balancetes de verificação fazem parte das publicações no Diário Oficial, o que exige diagramação especial, além de cadastro prévio na plataforma de transmissão de matérias do Jornal Oficial.

Conte com a Diário Serviços para realizar publicações (assim como consultas) nos Diários Oficiais da União e dos Estados e aplicar seus conhecimentos do que é razonete e balancete. Não hesite em contatar o auxílio de profissionais capacidades, e deixe todo o processo mais prático e rápido.

Navegue pelo site para conferir mais informações sobre o que é balancete e como se beneficiar dele.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *