Entenda o que é balancete de verificação

PUBLICADO EM 20/06/2022

Homem de terno mexendo em um tablet, que está em cima da mesa, que mostra gráficos simulando o que é balancete de verificação. Também em cima da mesa, tem uma agenda, calculadora e uma xícara amarela.

Você sabe o que é balancete de verificação? É um relatório que mostra o resultado parcial do balanço patrimonial e auxilia a fazer uma análise da saúde financeira do seu negócio ao longo de um determinado período.

Entenda para que serve e como fazer o balancete de verificação. Aproveite para saber como publicar relatórios em Diários Oficiais, por meio de publicidade legal.

O que é balancete de verificação?

Basicamente, o balancete de verificação é um relatório financeiro elaborado para compor o balanço patrimonial.

Trata-se de um relatório muito importante por permitir ao administrador ou gestor visualizar gastos excessivos, falhas e até possíveis inconsistências no caixa da empresa.

No balancete de verificação, constam todas as movimentações de recursos, além do saldo e é utilizado tanto pela empresa quanto por seu contador para avaliações e análises da saúde financeira do negócio durante um determinado período.

Função do balancete de verificação

A principal função do balancete de verificação é promover uma análise dos dados financeiros da sua empresa.

No mais, esse relatório também é muito usado pelo setor de contabilidade e pelo de administração para:

  • Acompanhar se os objetivos planejados estão sendo alcançados;
  • Antecipar possíveis erros de escrituração contábil;
  • Acompanhar as receitas e despesas da empresa, projetando possíveis ganhos ou gastos;
  • Auxiliar na tomada de decisões;
  • Identificar informações importantes para fazer o planejamento dos próximos meses;
  • Reportar informações para sócios, investidores, fornecedores, etc.

Importante: o balancete de verificação também pode ser muito útil para a identificação de possíveis divergências de lançamentos contábeis, assim como para assegurar que todas as informações estejam em conformidade no momento de elaboração do balanço patrimonial.

Como é feito o balancete de verificação

Primeiramente, é preciso definir o período compreendido pelo balancete de verificação, que pode ser de um mês, três meses, seis meses ou um ano. Isso costuma ser definido pelo próprio contador.

A tabela com o balancete deve apresentar as contas do ativo e suas movimentações e precisa conter:

  • Um cabeçalho com o nome da empresa e a data em que o relatório foi gerado;
  • O ativo, isto é, todas as contas da empresa, incluindo direitos e bens;
  • O saldo anterior mais recente ao balancete;
  • As movimentações da empresa;
  • O saldo final.

O balancete de verificação deve apresentar saldos iniciais, créditos, débitos e o saldo final do período selecionado. Com isso, contator e gestor podem ter uma visão tanto das contas patrimoniais quanto das de resultado.

Ao ter em mãos cada conta detalhada, incluindo a depreciação acumulada, podem-se obter diversos benefícios para a gestão contábil do negócio, uma vez que as movimentações ficam mais claras e fáceis de analisar.

Balancete de verificação: saiba como fazer a publicidade legal de documentos empresariais

Além de saber o que é balancete de verificação, é fundamental que o administrador realize adequadamente a publicidade legal de documentos empresariais, como balancete de verificação e balanço patrimonial.

Com o suporte da DSI (Diário Serviços), você tira suas dúvidas sobre a publicidade legal de balancete de verificação e consegue realizar publicações em Diários Oficiais com segurança, tudo pela internet.

Preencha o formulário aqui no site para fazer um orçamento ou entre em contato com um de nossos especialistas para tirar as suas dúvidas sobre publicidade legal em Diários Oficiais, como no Diário Oficial da União (DOU).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *