Entenda a diferença entre ativo circulante e não circulante

PUBLICADO EM 17/07/2019

cálculo do ativo circulante e não circulante da empresa

Saiba o que são os ativos e qual a diferença entre circulante e não circulante. Confira também como publicar os ativos no Diário Oficial da União (DOU) por meio de publicidade legal on-line. 

O ativo de uma empresa envolve os conceitos “circulante” e “não circulante”, que são fundamentais para a administração das finanças do empreendimento, uma vez que eles servem como indicativos para as análises de investimentos. Por isso, é preciso registrá-los no balanço patrimonial da organização a fim de mantê-la regularizada e em pleno funcionamento.

Devido à relevância, o artigo de hoje visa esclarecer o conceito e as diferenças entre os ativos circulantes e não circulantes, além de apresentar os subtipos de cada um. Confira!

Saiba mais: Balanço Patrimonial – diferenciando o ativo e passivo

O que são os ativos circulantes e não circulantes de uma empresa

Ativos circulantes

Quando se fala em ativos circulantes, refere-se aos recursos disponíveis para a empresa que podem ser transformados em finanças em um período de até 12 meses (período considerado curto).

Nesse sentido, as aplicações financeiras, o dinheiro em caixa e até as contas a receber são considerados ativos circulantes. 

Ativos não circulantes

Por outro lado, os ativos não circulantes correspondem às finanças que só estarão disponíveis para a empresa a longo prazo, ou seja, após 12 meses. 

Além disso, todos os bens duradouros que são usados para gerar receita, isto é, ferramentas e maquinário, também são chamados de ativos não circulantes. 

Principais diferenças entre os ativos circulantes e não circulantes

A principal diferença diz respeito ao tempo que a empresa precisa aguardar antes de ter acesso a possíveis finanças, que, no caso dos circulantes, é curto e, nos não circulantes, é mais longo. 

Além disso, o montante gerado pelos ativos circulantes deve ser destinado à quitação de mesma categoria (pagamento de contas, por exemplo) e o mesmo se aplica aos ativos não circulantes, que devem cobrir os pagamentos de passivos não circulantes (como maquinário).

Saiba mais: O que é Balanço Patrimonial

Ativos circulantes: elementos essenciais

Além das principais diferenças entre os ativos, é importante que o empresário conheça os elementos intrínsecos aos ativos circulantes, para, assim, compreender melhor suas fontes de recursos e de onde vêm as finanças do negócio. 

Os circulantes podem ser classificados em três categorias, todas essenciais para empreendimentos (principalmente de médio e grande porte) no que concerne ao orçamento da empresa e ao pagamento das obrigações financeiras. 

As três categorias que auxiliam na organização das contas da empresa são:

Ativo circulante líquido

O ativo circulante líquido (também conhecido por ativo circulante financeiro) diz respeito aos recursos adquiridos por meio de atividades e de investimentos da empresa. 

Essa modalidade pode ser dividida entre circulante e não circulante, sendo que o circulante líquido pode ser convertido em finanças rapidamente, enquanto o não circulante demora mais tempo, pois é aplicado em contas a longo prazo. 

Ativo circulante operacional

O ativo circulante operacional se refere às etapas operacionais do negócio, ou seja, que são fundamentais para o seu funcionamento. 

Assim como na categoria anterior, pode ser dividido entre circulantes (com recebimento a curto prazo) e não circulantes (que só podem ser transformados em dinheiro a longo prazo). 

Ativo circulante cíclico

Esse ativo circulante diz respeito aos ativos cíclicos que possuem conexão com o ciclo operacional da empresa, isto é, as atividades que fazem parte do cotidiano do empreendimento e, por isso, são sempre repetidas. 

Tipos de ativos não circulantes

Os ativos não circulantes podem ser classificados em quatro categorias, sendo elas as realizáveis a longo prazo, os investimentos, os imobilizáveis e os intangíveis. Conheça sobre cada um deles a seguir.

Realizável a longo prazo

Refere-se a todos os bens e direitos que podem ser utilizados somente no próximo exercício, o que significa que o prazo de realização é superior a 360 dias (1 ano). Essa categoria também engloba os bens e direitos com prazo indeterminado ou incerto.

Investimentos

Trata-se das aplicações financeiras da empresa, as quais têm o objetivo de oferecer uma fonte de rendimento alternativa. Nesse sentido, commodities, ações e moedas digitais são exemplos de ativos não circulantes.

Cabe dizer que, como há a possibilidade da empresa realizar um mau investimento, a probabilidade de que isso ocorra reduz o valor de determinados ativos.

Imobilizável

Também conhecido por ativo fixo ou patrimonial, o ativo imobilizável consiste nos bens tangíveis da organização utilizados para viabilizar a realização das atividades-fim, como, por exemplo, imóveis, equipamentos, ferramentas, mobília e veículos. Convém mencionar que recursos naturais exploráveis também se enquadram nessa categoria.

Como é possível perceber, os ativos imobilizáveis recebem tal denominação porque não é do interesse do responsável pela empresa vendê-los. 

Importa dizer que, da mesma forma que os investimentos, os ativos imobilizáveis também podem ter o seu valor reduzido. Isso ocorre porque tais bens sofrem com a passagem do tempo, o que os desvaloriza.

Intangível

Como o próprio nome sugere, os ativos intangíveis são aqueles que não possuem uma forma física, portanto são imateriais, mas dispõem de valor econômico. Alguns exemplos de ativos intangíveis são a marca, o domínio de internet, as patentes e os direitos autorais, de propriedade e de exploração da empresa. Esse tipo de ativo também pode ter o seu valor de mercado reduzido devido à passagem do tempo.

Publique no Diário Oficial da União (DOU) por meio de publicidade legal on-line

Por meio da Diário Serviços, é possível realizar publicidade legal e publicar no Diário Oficial da União, dos Estados e dos Municípios os ativos da empresa, assim como outros conteúdos de relevância ou obrigatórios.

Agora que você já sabe de tudo sobre ativo circulante e não circulante, navegue pelo site para obter mais informações sobre publicidade legal online.

Veja mais: Publicidade Legal | O que é edital | Razonete

Entre em contato conosco:

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *