O que é Balanço Patrimonial?

agência de publicidade legal

Acompanhe as principais informações acerca do balanço patrimonial, para que serve, quais as espécies de balanço, e veja também como publicar no Diário Oficial com auxílio de agência de publicidade legal.

O que é Balanço Patrimonial?

O balanço patrimonial nada mais é que uma demonstração contável em que apresenta a posição patrimonial e financeira de uma empresa (em um determinado período de tempo), de forma quantitativa e qualitativa.

·         Principal Objetivo

O Balanço tem como principal intuito apresentar um quadro preciso da contabilidade e da situação financeira de uma empresa, em um determinado período de tempo.

Esse balanço é realizado, geralmente, sobre o período de 1 ano, e é considerado uma das principais declarações financeiras de um empreendimento, que deve ser produzida de forma rigorosa e precisa, com a função de auxiliar um controle de patrimônio eficiente.

Leia mais sobre publicação de Balanço Patrimonial no Diário Oficial da União através de agência de publicidade legal.

Divisões (espécies) do balanço patrimonial

É importante saber que o balanço patrimonial consta de duas subdivisões, com categorias principais, sendo a primeira o Balanço Patrimonial Ativo, e a segunda o Balanço Patrimonial Passivo.

O corpo de um balanço é sempre formado por contas. Enquanto por um lado, fornece um grupo de contas que representam as disponibilidades financeiras, os direitos e os bens que a empresa possui (Balanço Patrimonial Ativo); por outro lado, apresenta também um grupo de contas que dizem respeito às dívidas (Balanço Patrimonial Passivo).

O Balanço Patrimonial passivo também possui uma subconta com o total de recursos pertencentes aos proprietários, o que chamamos de patrimônio líquido.

De forma mais detalhada, podemos especificar as subcategorias do balanço patrimonial com suas definições:

·         Balanço Patrimonial Ativo

Se resume aos bens, aos direitos e aplicações de recursos em posse da empresa. Também fazem parte desse tipo de balanço os investimentos financeiros ou de qualquer espécie que a empresa efetuou, assim como os títulos privados ou públicos que a empresa ainda vai receber.

·         Balanço Patrimonial Passivo

Compreende as obrigações financeiras da empresa com o Estado, com outras empresas e com seus empregados.

·         O Patrimônio Líquido

O patrimônio líquido pode ser compreendido como o capital que a empresa possui disponível efetivamente. Ele pode ser usado para reinvestimento da própria empresa, seja para expansão das atividades ou modernização.

Também pode ser utilizado para expandir os investimentos ativos, se transformado em reserva financeira, ou realizar novos investimentos financeiros.

Em síntese: o Balanço Patrimonial é a demonstração financeira que evidencia, em um determinado período de tempo, a situação contábil e econômica do patrimônio de uma empresa.

É possível estudar e entender os atos administrativos que inferem modificações no patrimônio, objeto de controle no ativo e passivo compensado.

Pode-se afirmar que o balanço é um instrumento fundamental para a análise da situação de um empreendimento, permitindo decidir com maior propriedade qual melhor direção tomar.

É também um documento que ganha muita importância quando exigido por terceiros para futuros negócios, investimentos e melhorias.

Realize publicação de balanço patrimonial com agência de publicidade legal

Através do Diário Serviços é possível realizar publicações de diversos tipos nos Diários Oficiais da União, dos Estados e dos Municípios.

Leia mais sobre Balanço Patrimonial.

Navegue pelo site para saber como fazer publicações no DOU.

 

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *