Agência de Publicidade Legal

Conheça mais detalhes a respeito da atuação de uma agência de publicidade legal. Para compreender o assunto, é preciso também esclarecer alguns pontos, como a definição de publicidade legal e o papel do Diário Oficial nessa questão. Confira na íntegra:

O que é publicidade legal?                   

Por força de lei ou regulamento, órgãos e entidades da administração pública federal são obrigados a realizar a publicação de avisos, balanços, relatórios e comunicados por meio dos órgãos oficiais da União. A esse tipo de produção, damos o nome de publicidade legal.

Dessa forma, a publicidade legal funciona como um tipo de veiculação que proporciona transparência e credibilidade às atividades desenvolvidas por instituições, trazendo benefícios para toda a população.

Onde são realizadas as publicações?

Nos Diários oficiais dos estados e/ou da União.

De maneira simples, o Diário Oficial é uma publicação onde a Imprensa Nacional torna público todo e qualquer assunto de interesse público dos estados ou do País. Isso significa que o Poder Público, que inclui municípios, estados e o governo federal só podem editar leis e normativos, bem como abrir editais, fazer comunicados, nomear funcionários, entre outros, desde que sejam realizados comunicados para toda a população. Sendo assim, os Diários Oficiais são subordinados à Presidência da República, e ficam disponíveis tanto no meio online quanto impresso.

Quais são os tipos de publicações?

Existem diversos tipos de anúncios que podem ser enviados para uma agência de publicidade legal. Veja alguns deles:

Editais – ato escrito onde são apresentadas citações, avisos, determinações e demais comunicados de ordem oficial. Existem diferentes tipos de editais, mas os mais populares são os de convocação para concursos públicos.

Balanços – refere-se a publicidade legal de balanços patrimoniais ou algum outro tipo demonstração contábil que apresenta a posição financeira e patrimonial de uma empresa de forma quantitativa e qualitativa num período determinado.

Atas – documentos que registram as deliberações, ocorrências, resoluções e decisões de reuniões ou assembleias.

Súmula – verbete onde são registradas a interpretação pacífica ou majoritária adotada por um Tribunal a respeito de um tema específico.

Leilão – publicação de produtos que estão em leilão, bem como o número do processo que indica quais os problemas do objeto.

Porém, vale ressaltar que existem mais publicações, tais como extravio de documento fiscal, encerramento de sociedade, licenciamento ambiental, redução de capital, abandono de emprego, entre outros.

Quem lê essas publicações?

O Diário Oficial dá publicidade aos atos do governo, no âmbitos estadual e federal. Dessa forma, qualquer pessoa que deseja ficar por dentro das novidades dos órgãos e setores públicos deve conhecer mais informações a respeito dessa mídia, que se destaca como a principal fonte de comunicação do Poder Púbico para com os cidadãos brasileiros.

O que faz uma agência de publicidade legal?

Realiza a intermediação entre o cliente e a Imprensa Oficial, diagramando e preparando a matéria que será publicada.

O Diário Serviços – DSI Publicações, por exemplo, trabalha a partir do seguinte método: o cliente elabora a matéria e a encaminha por meio de um formulário de solicitação de orçamento; em seguida, uma equipe de analistas realiza a diagramação da publicidade legal e encaminha o orçamento; por fim, após a aprovação, a agência de publicidade legal realiza todos os procedimentos até a publicação da matéria no Diário Oficial.

Envie agora sua publicação para a Agência de publicidade legal o Diário Serviços!