O que é publicidade legal?

publicidade legal

De maneira geral, a publicidade legal funciona como um tipo de veiculação que proporciona transparência e credibilidade às atividades desenvolvidas por instituições como órgãos públicos, empresas privadas e entidades públicas, por força de lei ou algum regulamento.

Existem diversos tipos de anúncios que podem ser realizados para a publicidade legal. Confira abaixo quais são os principais.

Saiba quais são os anúncios para fazer uma publicidade legal

Atas

As atas são documentos que registram, de maneira resumida e clara, as deliberações, ocorrências, resoluções e decisões de reuniões ou assembleias. Esse tipo de publicidade legal deve ser redigida de maneira que não seja possível qualquer tipo de modificação posterior.

Balanços

Alguma instituição ainda pode realizar publicidade legal de balanços patrimoniais, por exemplo. Essa demonstração contábil apresenta a posição financeira e patrimonial de uma empresa de forma quantitativa e qualitativa num período de tempo determinado.

Editais

 A publicidade legal também pode ser realizada por meio de edital, ou seja, de um ato escrito onde são apresentadas citações, avisos, determinações e demais comunicados de ordem oficial. Existem diversos tipos de editais, mas os mais populares são os de concursos públicos, que regem todos os fatores e etapas dos processos seletivos, assim como as competências necessárias para a sua execução.

Súmula

A súmula nada mais é que um verbete onde são registradas a interpretação pacífica ou majoritária adotada por um Tribunal a respeito de um tema específico, de acordo com o julgamento de diversos casos, com a intenção de tornar pública a informação para a sociedade.

Leilão

A publicidade legal ainda pode ser utilizada para a realização de um leilão. De maneira geral, os leilões públicos são anunciados em jornais, no Diário Oficial, nos portais on-line das prefeituras e também nos murais dos Tribunais de Justiça e Fóruns Municipais (onde inclusive são realizados alguns dos leilões).  Nesses locais, são publicados os produtos que estão em leilão, bem como o número do processo que indica quais os problemas do objeto.

Para realizar uma publicidade legal, é possível preparar uma publicação específica para o Diário Oficial da União – DOU. Esse jornal, que possui como principal finalidade a exposição de publicações de âmbito governamental e político, aborda temas de interesse para a população de um estado ou do País.

Vale ainda ressaltar que qualquer pessoa que deseja ficar por dentro da política do governo ou quer tomar ciência do rumo em que os governantes estão apostando, deve conhecer mais informações a respeito do Diário Oficial, que se destaca como a principal fonte de comunicação do Poder Púbico para com os cidadãos brasileiros.

Sendo assim, se você precisa de serviços específicos para uma publicação no DOU, conheça agora mesmo o Diário Serviços – Agência de publicidade legal especializada em realizar publicações em Diários Oficiais dos estados e da União.

Há sete anos, a empresa realiza a intermediação entre o anunciante e os Diários Oficiais sabendo exatamente da importância em criar um relacionamento de transparência e comunicação entre o cliente e a imprensa oficial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *