Balanço patrimonial: diferenciando o ativo e passivo

Balanço Patrimonial Ativo e Passivo Publicidade Legal

O Balanço Patrimonial Ativo e Passivo é vital para qualquer negócio

Saiba o que é balanço patrimonial, quais as diferenças entre ativo e passivo, e como publicar no Diário Oficial da União por meio do Diário Serviços

A gestão é o primeiro passo para quem deseja ou precisa realizar um planejamento financeiro do patrimônio líquido (ou seja, as riquezas atuais) em relação ao fluxo de caixa líquido (isto é, os recebimentos e gastos).

Nesse sentido, a gestão é uma forma de elucidar para onde está indo todo o dinheiro, e o primeiro passo desse exercício é checar o patrimônio líquido por meio do balanço patrimonial.

O balanço patrimonial ativo e passivo oferece uma visão clara da real situação financeira, ou até mesmo uma projeção para determinado período.

Saiba mais: O que é balanço patrimonial

Balanço patrimonial ativo e passivo: principais características e diferenças

Aprenda a identificar as diversas diferenças entre o balanço patrimonial ativo e passivo

O balanço patrimonial é representado pelas versões ativo (bens e direitos) e passivo (dívidas e quitações de curto prazo, ou seja, que devem ser pagas em menos de 12 meses, e também de longo prazo, que deverão ser pagas por mais de 12 meses).

Nesse sentido, o balanço tem sua devida importância, pois é por meio dele que se estabelecem as diferenças entre os ativos e passivos, além de trazer luz ao patrimônio líquido (quanto maior for o patrimônio líquido, maior a riqueza).

  • Os ativos

Os ativos são todos os bens de uma pessoa ou empresa, tais como imóveis, móveis, dinheiro em caixa, estoque de mercadorias, maquinários, entre outros.

Também diz respeito aos direitos, ou seja, toda e qualquer quantia a receber, e tudo aquilo que a empresa possui que possa ser revertido em meios monetários.

 

  • Os passivos

 

Os passivos dizem respeito às obrigações, ou seja, às despesas que são de responsabilidade da empresa, isto é, contas a pagar (seja aos fornecedores ou ao governo).

Diferenças entre balanço patrimonial ativo e passivo

As diferenças entre balanço patrimonial ativo e passivo são importantes
O que mais distingue o balanço patrimonial ativo do passivo reside nos fluxos monetários do empreendimento, ou seja, se por um lado os ativos dizem respeito às formas de rendimento que trazem lucros, os passivos representam a saída de dinheiro decorrente de despesas e gastos que a empresa teve de arcar.

De acordo com o Dicionário Financeiro, o montante que resulta da diferença do valor total dos ativos e dos passivos de um empreendimento é chamado de patrimônio líquido, indicando qual a posição referente aos investimentos, atividades e valores que os sócios ou acionistas detém em um negócio.

Os ativos e passivos, como explica o Dicionário Financeiro, devem ser sempre registrados em contas que assinalam e dividem os diferentes tipos de fluxos financeiros ou econômicos do empreendimento. Como exemplo, se a empresa recebe uma determinada quantia em dinheiro, um registro contabilístico é feito em uma conta conhecida por Caixa e Equivalentes de Caixa.

A gestão contábil, por meio do balanço patrimonial, estabelece um plano de contas, ou seja, um sistema de contabilidade que organiza os ativos e passivos de acordo com seus tipos, no intuito de auxiliar a administração da empresa e também cumprir com o dever de declarar ao Governo a atual posição financeira da organização.

Publique balanço patrimonial por meio do Diário Serviços

Balanço patrimonial ativo e passivo publique balanço patrimonial

O Diário Serviços oferece aos cidadãos e pessoas jurídicas a possibilidade de publicar documentos e outros conteúdos de maneira correta e prática no Diário Oficial da União, dos Estados e dos Municípios.

Para mais informações sobre publicação no DOU, navegue pelo site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *