Auditoria contábil: o que é e como fazer

Auditoria contábil: o que é e como fazer

A auditoria contábil é de extrema importância para a saúde financeira de empresas. Saiba mais sobre o processo e publique no DOU por meio de plataforma de publicidade legal.

Saiba mais: Entenda o que é contabilidade empresarial.

O que é auditoria contábil

A auditoria contábil é um processo interno que visa trazer clareza sobre a real situação financeira de uma empresa. Qualquer negócio pode realizar uma auditoria, mesmo um de pequeno porte.

O processo é como uma ferramenta que verifica todos os registros contábeis e exerce maior controle interno para analisar se há irregularidades ou até mesmo fraudes na administração.

A auditoria é feita a partir de livros contábeis, documentos, registros, inspeções de fontes externas e internas e de tudo o que possa ser fonte de informações, incluindo fluxo de caixa, balanço patrimonial e demonstração do resultado de caixa.

Quem deve ser o responsável pela auditoria contábil

O contador é o profissional responsável por realizar a auditoria, atuando, dessa forma, como o auditor da empresa. Os auditores dão todo o suporte para que gestores possam se basear em relatórios que atestem ou retifiquem demonstrações financeiras.

Os 6 passos da auditoria contábil

 

  • Pesquisa ambiental

 

Trata-se do reconhecimento no qual o auditor precisa entender as operações da empresa, coletar dados sobre ela, sua organização, além de consultar documentos diversos e manuais de associações comerciais.

 

  • Planejamento de auditoria

 

Por meio das informações colhidas na etapa anterior, o auditor tem as ferramentas para escolher técnicas que se mostrem realmente eficientes. Ele determina os procedimentos escolhidos e passa a aplicar testes sobre os controles contábeis.

 

  • Controle interno

 

Após o planejamento, mas ainda antes de passar para a fase de testes, o auditor deve documentar o sistema contábil e controles contábeis detalhadamente. Cada um é analisado para identificar pontos fracos e pontos fortes da organização.

 

  • Teste de controle

 

O teste de controle é feito para observar se o controle da empresa está sendo praticado de forma correta. O intuito é analisar os procedimentos internos prescritos e ver o quão efetivos são.

 

  • Teste substantivo

 

Outro teste, o substantivo, ajuda o auditor a traçar procedimentos substantivos e executá-los. Assim, é possível garantir a credibilidade dos valores e de outros dados contidos nas demonstrações contábeis.

 

  • Parecer do auditor

 

Na última etapa, o auditor leva em consideração todos os resultados obtidos nos passos anteriores e revisa a eficiência das demonstrações contábeis e de outros documentos explicativos, resultando no parecer da auditoria contábil.

Quando é preciso realizar a auditoria contábil?

Não existe uma data exata para se realizar a auditoria contábil. Isso variará de acordo com uma série de fatores. O gestor pode investir na contratação de um auditor quando sentir que há algum tipo de irregularidade em processos internos, ou seja, se existir uma desconfiança acerca de desvio de verbas ou ocultação de dados, será preciso checar onde estão ocorrendo essas falhas.

Empresas de todos os portes podem realizar publicidade legal pelo DSI

Durante uma auditoria contábil, os auditores analisam diversos documentos, dos quais vários são publicados no Diário Oficial por meio de publicidade legal. Pela plataforma do Diário Serviços (DSI), empresas podem fazer a publicação de materiais relevantes no DOU de forma prática e totalmente online.

Navegue pelo site do DSI para conferir como fazer publicidade legal pela internet.

Veja mais: Ativo CirculanteTipos de contrato de trabalhoPartidas Dobradas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *