Diferenciando método das partidas simples e método das partidas dobradas

publicidade legal

Saiba o que é método das partidas simples e método das partidas dobradas. Veja também como publicar no Diário Oficial da União por meio de publicidade legal online. 

Na rotina de uma empresa, existem diversos fatos contábeis que devem ser registrados pela contabilidade do empreendimento regularmente. 

Ao longo da história, surgiram diversas formas de escriturar esses fatos contábeis, mas, de forma geral, podem ser divididos em duas principais vias: método das partidas simples e método das partidas dobradas.

Acompanhe todos os detalhes:

Método das partidas simples e método das partidas dobradas: principais diferenças

 

  • Escrituração contábil pelo método das partidas simples

 

Este método inclui apenas aquelas operações que envolvam pessoas, ou seja, eventos envolvendo elementos do patrimônio e do resultado não são escriturados. 

O método de partidas simples recebeu essa denominação porque se trata de uma escrituração que considera apenas o débito ou o crédito ocorrido em uma transação. 

Era largamente utilizado, porém perdeu espaço graças aos fatores mencionados (e alguns outros), que o tornam menos eficiente ou completo em relação às informações dos dados contábeis. 

 

  • Escrituração contábil pelo método das partidas dobradas

 

Este método recebeu essa denominação graças à sua principal regra, que é: para cada débito sempre existirá um crédito a que se relaciona. Porém, um fato contábil não necessariamente envolverá apenas um débito e um crédito, de forma que vários créditos e débitos podem estar presentes em um mesmo evento. 

Em vista disso, os passivos e ativos estarão sempre equilibrados no balanço patrimonial, assim como ocorre com as despesas e receitas em uma demonstração do resultado do exercício. 

O método admite que, para cada lançamento, haverá um valor total lançado nas contas a débito, que deve ser exatamente igual ao total do valor indicado nas contas a crédito. 

Em vista disso, nunca haverá devedor sem um correspondente credor. A todo débito lançado há um crédito de igual valor, de maneira que quando aumentar de um lado, consequentemente deverá aumentar do outro também. 

Exemplo de lançamentos do método das partidas dobradas

Admite-se que:

1 conta débito + 1 conta crédito

1 conta débito + Várias contas crédito

Várias contas débito + 1 conta crédito

Várias contas débito + Várias contas crédito

Nesse sentido, chega-se à conclusão de que não há crédito sem débito e não há débito sem crédito. Além disso, o saldo devedor corresponde ao saldo credor. 

Exemplo:

Se uma parte tem um crédito de R$ 500 para com outra parte, é certo que esta outra parte terá um débito de R$ 500 para com a primeira. 

O método das partidas dobradas tem como principal obrigação atestar que a soma dos saldos das contas do Ativo precisa sempre ser igual à soma dos saldos das contas do patrimônio líquido (no balanço patrimonial) e passivo, de tal maneira que quando os saldos indicarem divergências, ficará comprovado erro de lançamento (que precisa ser corrigido o quanto antes). 

Realize publicidade legal online e publique no DOU pela internet

Conheça o método das partidas dobradas

O Diário Serviços oferece a possibilidade de realizar publicidade legal online, e assim publicar demonstrativos, documentos e informativos no DOU pela internet. Além disso, o site conta com uma categoria completamente voltada à elaboração e publicação de atas de reunião. 

Clique aqui para obter maiores informações.

Veja mais: O que é ata | Demonstrativo de resultado | Forma Jurídica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *