Relatório contábil DRE: Demonstrativo do Resultado do Exercício

Relatório contábil DRE - Publicidade Legal

Saiba do que se trata o DRE (Demonstrativo do Resultado do Exercício) e veja também como publicar no DOU através de agência de publicidade legal.

O DRE é uma demonstração contábil, que tem como objetivo evidenciar a formação do resultado líquido em um exercício, confrontando as receitas, despesas e custos, apurando de acordo com o princípio contábil do regime de competência.

Finalidade do DRE

O demonstrativo do resultado do exercício possibilita um resumo financeiro dos resultados operacionais e não operacionais de uma empresa em um determinado período.

Ainda que sejam elaborados todos os anos com o intuito de divulgar informações, em geral também podem ser feitos mensalmente com fins administrativos e trimestralmente com fins fiscais.

Veja aqui: Qual a importância do cumprimento das obrigações acessórias empresariais.

A quem se aplica

A Lei nº 11.638/2007 prevê a obrigatoriedade do demonstrativo, com exigências determinadas, para sociedades limitadas (LTDA) e sociedades anônimas (S.A.).

Em síntese: todas as empresas precisam efetuar esse tipo de relatório contábil.

As empresas anônimas – de capital aberto- devem, inclusive, tornar o resultado público, realizando publicação do mesmo no Diário Oficial ou veículos de comunicação de larga circulação.

Saiba mais: Por que publicar redução de capital no DOU.

No caso de sociedades limitadas, o período do exercício pode respeitar as normas da empresa, desde que o documento seja impresso, encadernado e arquivado para ser apresentado ao governo quando exigido.

Como é feito o Demonstrativo do Resultado do Exercício

Em poucas palavras, a receita bruta (oriunda das vendas), subtraído os abatimentos e descontos, resulta na receita líquida.

A partir disso, retira-se os gastos que dizem respeito à produção ou preparação de um serviço para saber qual foi o lucro bruto (ou resultado bruto).

Desse valor, ainda são descontados gastos fixos, administrativos, operacionais de vendas e financeiros (como variação cambial, juros, multa, entre outros), para alcançar então o resultado operacional sem incidência de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e de Contribuição Social Sobre o Lucro (CSLL), aplicados aos faturamentos.

Outros Detalhes

É possível, ainda, detalhar o DRE para ter uma visão mais ampla e operacional. Pode-se, por exemplo, buscar maior entendimento sobre a listagem operacional, separando as receitas por tipos (vendas e prestação de serviços, assinatura, entre outros) e gastos, incluindo os com pessoal.

Dependendo do tipo de empresa, a maior pressão pode estar localizada em segmentos diferentes. Para uns, o gasto maior está na mão de obra, para outros, em matéria-prima.

Vantagens do DRE

Através do demonstrativo, é possível enxergar questões de forma mais clara, como:

  • Real situação do caixa, com pressão dos custos operacionais sobre os preços;
  • Discriminação dos custos: qual o real impacto dos gastos, separando os fixos dos relativos a vendas;
  • Situação do endividamento (e qual está sendo o efeito dos empréstimos realizados);
  • Lucros e margem de operação: quanto rende cada produto e serviço prestado, e como está a lucratividade da empresa;
  • Estratégias para financiamento: Busca por alternativas para expandir, ou promover reavaliação de crédito, por exemplo;
  • Controle preventivo de caixa: Um alerta é emitido quando as despesas se assemelham às receitas.

Saiba aqui: Quais são os documentos contábeis da empresa no Simples Nacional.

Conte com publicidade legal para publicar no Diário Oficial

Através da publicidade legal é possível publicar relatórios contábeis e o próprio DRE no Diário Oficial da União.

O DSI é uma agência de publicidade legal que traça o caminho entre os materiais de seus clientes e os veículos de comunicação legal do Governo (DOU, DOE e Diário Oficial dos Municípios).

Navegue pelo site para saber mais sobre publicidade legal.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *