Entenda o que é distrato social e suas principais características

PUBLICADO EM 28/10/2022

Homem assinando um distrato social

Quando nasce uma empresa, os sócios devem formalizar sua abertura na Junta Comercial e reunir todas as informações de abertura em um documento. O mesmo ocorre quando as atividades da empresa são encerradas, o que acontece por meio do distrato social.

Entenda como isso funciona e quais são as principais características desse documento.

O que é distrato social?

O distrato social é o documento que encerra, de maneira formal, uma sociedade. Ele é feito quando os sócios de uma empresa chegam à conclusão de que desejam encerrar o negócio e finalizar suas atividades.

Para tanto, o documento deve ter algumas informações essenciais a fim de que tenha validade, como dados do empreendimento e dos sócios.

Como o documento deve ser feito?

Primeiramente, o distrato social deve ser feito em comum acordo por todos os sócios da empresa e, assim como o contrato social que abriu o negócio, ele também deve ser arquivado na Junta Comercial do estado onde a empresa estava estabelecida.

Além disso, existe um padrão determinado pelo Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI) que precisa ser observado para que todos os dados relevantes e necessários estejam presentes no documento. 

Algumas das informações que devem constar são:

Qualificação dos sócios

Em relação aos sócios, o distrato deve incluir:

  • Nacionalidade;
  • Nome completo;
  • Estado civil;
  • Profissão;
  • Data de nascimento;
  • CPF;
  • Registro de bens;
  • Endereço residencial;
  • Documento de identificação com foto.

Qualificação da pessoa jurídica

Em relação à pessoa jurídica, o documento precisa informar:

  • CNPJ;
  • Número de Identificação do Registro de Empresas (NIRE);
  • Endereço onde funciona a sede;
  • Nome empresarial.

Saiba mais: consultar nire pelo cnpj

Quais são as cláusulas essenciais?

Além da parte de qualificação, que fica bem no começo do documento, é imprescindível que o distrato contenha algumas cláusulas para que as principais informações sejam esclarecidas.

Assim, as cláusulas essenciais devem tratar sobre:

  • Bens e valores que serão divididos entre todos os sócios;
  • Explanação do motivo pelo qual os sócios decidiram encerrar as atividades;
  • Nome da pessoa que será responsável por guardar os documentos e os livros da empresa;
  • Nome da pessoa que vai assumir todos os ativos da empresa.

Também é necessário constar o local e a data em que o documento está sendo feito, e os sócios e seus respectivos representantes (se existirem) precisam rubricar todas as páginas.

É importante ressaltar que, para que esse documento seja feito, não é necessária a presença de um advogado – apenas se as partes preferirem.

Assim, depois de confeccionado o distrato social, existe o prazo máximo de 30 dias para que ele seja encaminhado à Junta Comercial, a fim de ser arquivado. 

Portanto, o distrato social é o documento destinado à formalização do encerramento de sociedades empresariais e deve seguir as características e exigências mencionadas até aqui para que seja válido perante a Junta Comercial.

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