Como a contabilidade deve atuar após o balancete do seu cliente?

publicidade legal

Entenda o que é o balancete para uma empresa, sua importância e como a contabilidade deve agir depois que ele é realizado. 

O balancete faz parte das três demonstrações financeiras de uma empresa, que, quando juntas, disponibilizam a imagem referente à saúde financeira geral de um negócio. Sendo, assim, um resumo de todos os ativos, ou seja, o que a empresa possui, e os passivos, que seria o que a empresa deve. 

Ele também é conhecido como balancete de verificação, que é realizado em formato de relatório, no qual serão registradas todas as informações contábeis de todas as contas em movimento da organização. O objetivo principal dessa ferramenta é averiguar o saldo das contas de um período em questão, e se a soma dos saldos devedores bate com a soma dos saldos credores. 

Saiba mais: Rescisão de contrato: saiba como fazer o cálculo demissional.

A importância do balancete para a empresa 

Os empresários podem pensar no balancete como um relatório que mostra a situação atual das finanças da sua empresa em um determinado período ou momento. O balanço faz o registro de todos os ativos, passivos e patrimônios que a organização possui. Por isso, é de extrema importância que ele esteja atualizado e correto para que nada seja abandonado com relação às finanças. 

Dessa forma, a gestão sempre terá uma visão ampla e total sobre a real situação financeira do negócio, além de saber as melhores estratégias a serem tomadas frente à situação do período analisado.

Conheça algumas vantagens apresentadas pela realização correta do balancete para sua empresa: 

  • Auxilia na medição do valor do negócio; 
  • Mostra o quadro geral e atual da empresa; 
  • Pode funcionar como uma forma de aviso ou aviso prévio sobre medidas a serem tomadas, visando ao sucesso da empresa. 

Qual deve ser a atitude da contabilidade após entregar o balancete? 

O balancete é somente o começo de um longo processo, caso isso seja desenvolvido. Mesmo sendo um documento de uso interno da empresa, ele precisa estar dentro do perfil de serviço prestado. Muitas vezes, o empreendedor tem todos os dados, mas acaba não interpretando de forma correta as informações e os resultados e acaba não refletindo sobre como elas podem agregar ao negócio. 

A contabilidade entra, então, como um aliado estratégico para o negócio. Os números presentes no balancete dizem exatamente em qual momento a empresa está, oferendo subsídios para o futuro. Por não compreender a importância desse documento, o empreendedor acaba não dando a devida atenção, deixando de lado informações relevantes para o crescimento da empresa. 

Por isso, a contabilidade não precisa esperar que o seu cliente se manifeste para, então, oferecer sua contribuição. Ela precisa estar atenta e apta a mostrar para a empresa o que significa aqueles números e como eles podem impactar o presente e o futuro do negócio.

Por isso, após a contabilidade entregar o balancete, o correto e um diferencial é que ela se mostre disposta a auxiliar o empreendedor na análise e interpretação dos resultados apresentados no balancete.

Utilize publicidade legal para compartilhar seus conteúdos 

A Diário Serviços é uma agência de publicidade especializada em realizar publicações em Diários Oficiais dos Estados e da União. A agência possui 7 anos de experiência. Por meio do Diário Serviços, é possível realizar publicidade legal e tornar público todas as informações acerca do sistema político e das novas leis e órgãos.

Navegue pelo site para obter maiores informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *