Para que serve a escrituração contábil?

PUBLICADO EM 24/10/2019

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Outros nomes dados à escrituração contábil são “escrituração mercantil ou comercial” e “escrituração tributária ou fiscal”, e todos possuem o mesmo significado. Esses termos remetem ao registro cronológico de todos os fatores contábeis de uma empresa. Uma organização que não possui contabilidade é uma organização sem memória, sem registros e sem identidade. Isso dificulta que planos sejam traçados e que a empresa cresça e se desenvolva no mercado.

Quem é obrigado a ter a escrituração contábil? 

Atualmente, as regras contábeis possuem padrões por meio das Normas Internacionais de Contabilidade, assim como a sua prática e aplicação é prescrita pelo Conselho Federal de Contabilidade, Comitê de Pronunciamento Contábeis (CPC) e por outras leis. Dentre essas leis, está o Código Civil (10.406/02), a Lei de Recuperação Judicial (11.101/05) e a Lei das Sociedades por Ações (6.404/76), que estipulam a obrigatoriedade da escrituração contábil regulamentada para todas as pessoas jurídicas do Brasil, fazendo parte também as micro e pequenas empresas, que tenham ou não o Simples Nacional (sistema de tributação simplificada). 

Todas as atividades desenvolvidas na escrituração contábil são de responsabilidade do profissional de contabilidade, como já era de se imaginar devido ao termo utilizado. Esse profissional precisa estar inscrito de forma regular no Conselho de Classe. Caso a pessoa que exerça essa função não seja realmente um profissional credenciado de contabilidade, cometerá crime de exercício ilegal da profissão.

Leia também: Qual a importância de se fazer uma perícia contábil? 

Características da escrituração contábil

  • Organizar;
  • Analisar;
  • Demonstrar; 
  • Registrar em livros ou registros auxiliares; 
  • Acompanhar as mudanças no patrimônio em um período específico; 
  • Controlar o patrimônio da empresa;
  • Prestar informações sobre o patrimônio da empresa; 
  • Apurar o lucro e o prejuízo em um determinado período.

A importância da escrituração contábil para a gestão de uma empresa 

A realização da escrituração contábil é o fundamento para a emissão dos principais relatórios que auxiliam no gerenciamento de um negócio. Esses relatórios são os balanços, demonstração de resultados, balancetes, fluxo de caixa e muitos outros. Sendo, além disso, um dos materiais mais importantes para a fiscalização da Receita Federal. 

Por esse motivo, é fundamental que a escrituração contábil seja feita corretamente, seguindo as regras dos conselhos, normas internacionais e a legislação, sem erros ou enganos. 

Essa ferramenta é bastante importante para a gestão de uma empresa, pois quem não controla não consegue gerenciar. 

Quando a escrituração é bem realizada, a empresa fica isenta de surpresas desnecessárias sobre a real situação financeira do negócio, o que resulta em uma maior facilidade na hora de tomar decisões e no momento de executar planos de ações. 

Essas informações, quando corretas, tornam possível um planejamento tributário melhor e mais aprofundado para o pagamento dos impostos, fazendo com que eles sejam menores. Facilitam também o acompanhamento da evolução de receitas e despesas, ajudando mais na definição de indicadores de desempenho importantes para que a empresa alcance sucesso. 

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