Qual a importância de se fazer uma perícia contábil?

publicidade legal

A perícia contábil é uma das atividades ligadas ao sistema judiciário. Saiba qual é sua importância e como publicar no DOU por meio de publicidade legal. 

O juiz, durante processo litigioso, pode requerer por uma perícia contábil, deferida por um perito de sua confiança, no intuito de analisar com mais clareza determinados aspectos e ter acesso a um ponto de vista mais técnico. 

Em vista disso, o perito contador possui papel crucial para a realização de uma perícia contábil, que é o de planejar e desenvolver um laudo pericial, que irá influenciar na decisão do magistrado. 

Saiba mais: Qual é a responsabilidade dos sócios em uma sociedade simples?

O que é a perícia contábil

A perícia contábil está ligada ao judiciário, já que diz respeito à organização e ao desenvolvimento de um material que pode auxiliar no esclarecimento de fatos ou subsidiar uma decisão, em caso de litígio. 

Para que tais fatos sejam coletados e organizados de forma correta, é preciso que seja designado um perito contábil apto à função, e ele deve, obrigatoriamente, ter registro em dia no Conselho Regional de Contabilidade. 

Tipos de perícia contábil

Existem dois tipos de perícia contábil, a judicial e a extrajudicial. 

Confira os detalhes:

 

  • Perícia judicial 

 

Como o nome já sugere, esse tipo de perícia ocorre quando o juiz considera necessária a coleta de provas, dados e outras informações. Nesse caso, ocorre o que é chamado de litígio. 

O perito deve ser nomeado pelo juiz e não pode ter qualquer ligação com as partes envolvidas.

 

  • Perícia extrajudicial 

 

Já no caso da perícia extrajudicial, o perito deverá analisar dados mais específicos, com relação à compra e venda de empresas, cálculos de indenizações, bens e diretos, liquidação de haveres, partilha de bens, divórcios, entre outros. 

É o tipo de perícia mais comum à área trabalhista, já que muitas vezes envolve funcionários.

Quando um funcionário é desligado de seu cargo, por exemplo, é preciso que o perito confira todos os valores pagos durante o tempo de trabalho, de acordo com a função exercida. 

O perito pode ser contratado por qualquer uma das partes e poderá realizar o serviço sem que haja intervenção do judiciário. Quando não há um litígio em andamento, o contrato do perito é feito de acordo com a vontade das partes.

Saiba mais: Publicar encerramento de sociedade.

A perícia contábil é muito importante, pois é responsável por coletar e organizar dados e provas que indiquem a real situação contábil da empresa. A perícia leva em consideração aspectos como investigação, avaliação e vistoria para chegar a um consenso. 

Os resultados conferidos pelo perito se baseiam em diversas normas técnicas que normatizam a atividade e são pré-estipuladas aos peritos. 

Os peritos, tanto em uma perícia judicial quanto extrajudicial, devem realizar suas funções com responsabilidade, empenho e ética, pois são determinantes para a consolidação da empresa e sua saúde financeira. 

Portanto, a perícia contábil é extremamente importante e demanda total atenção dos contadores.

Realize publicidade legal no DOU com auxílio do DSI

O portal online Diário Serviços conta com time de especialistas em publicidade legal, os quais estão aptos a auxiliar pessoas físicas e jurídicas durante o processo de publicação de materiais no Diário Oficial da União, dos Estados e dos Municípios. 

Navegue pelo site para saber mais sobre publicidade legal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *