Qual a importância da pesquisa de mercado?

Qual a importância da pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado é fundamental para empresas de todos os segmentos. Entenda mais sobre o assunto e veja como uma empresa pode realizar publicidade legal pela internet.

Saiba mais: entenda as diferenças entre MEI, EI, ME e EPP para abrir um negócio próprio.

O que é pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado nada mais é que um estudo que visa levantar informações sobre a viabilidade de um serviço ou produto mediante seu público-alvo.

Antes de abrir uma empresa ou de lançar um novo produto no mercado, o empreendedor precisa coletar dados sobre consumidores e concorrentes a fim de analisar a viabilidade do que pretende vender.

Importância da pesquisa de mercado

 

  • Garante o sucesso de campanhas de marketing

 

Por meio da pesquisa de mercado, é possível identificar oportunidades de investimento, assim como ter melhor embasamento para elaborar campanhas de marketing que consigam conquistar a atenção de possíveis clientes.

 

  • Extrai informações sobre concorrentes

 

A pesquisa de mercado, quando feita de forma adequada, ajuda muito na coleta de dados comparativos. Dessa forma, o empreendedor consegue acompanhar informações sobre produtos e serviços fornecidos por outras empresas de mesmo segmento.

Tendo tais dados em mãos, fica mais fácil conhecer a estrutura de serviços e comércios da região, além de otimizar o planejamento de marketing e vendas.

  •  Minimiza custos

Por meio da pesquisa de mercado, o empreendedor consegue diminuir desperdícios, já que, antes de lançar um produto, consegue ter mais clareza sobre possíveis riscos e já traçar soluções para obstáculos que virão.

Além disso, tendo as informações corretas, é possível analisar o potencial do mercado e garantir melhor alinhamento de esforços e de viabilidade de um produto ou serviço, o que diminui gastos em longo prazo.

Dicas para fazer pesquisa de mercado

Não existe fórmula para realizar uma boa pesquisa de mercado. Para essa atividade, é preciso utilizar ferramentas de captação de informações.

No geral, há duas fontes de dados que podem ser utilizadas:

  • Primárias: informações coletadas pelo próprio empreendedor ou empresa;
  • Secundárias: informações que já existem em um banco de dados de instituto de pesquisas ou de órgão público.

No geral, boa parte das informações pode ser colhida ao analisar dados da concorrência: na internet, consultando especialistas no assunto ou do segmento de negócio.

Além disso, é possível seguir alguns passos para fazer a pesquisa de mercado:

  • Definir o objeto de pesquisa, isto é, o que se deseja compreender. Aqui, é importante considerar os desafios e possibilidades de um produto ou serviço;
  • Estabelecer o público-alvo da pesquisa e como será feita a pesquisa: se via e-mail, redes sociais ou abordagens em locais públicos, como ruas ou eventos;
  • Utilizar questionários que sejam de fácil interpretação para os respondentes;
  • Analisar os dados coletados com bastante cautela. Observar se há indícios de muita divergência ou se o resultado está muito destoante do que se imaginava. Caso haja algum dado muito peculiar, é sinal de que há algo de errado com o investimento. Busque um especialista para ajudá-lo.

Publicidade legal pela internet: como realizar publicações com auxílio do DSI

O DSI é um site que oferece serviços para empresas que precisam fazer publicidade legal, ou seja, publicações no Diário Oficial da União, dos Estados ou dos Municípios pela internet. Para tal, basta navegar pelo site e preencher o formulário.

O processo de realização de publicidade legal pelo DSI é prático e intuitivo. Acesse a página inicial e veja como publicar no DOU.

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