Publicidade legal: como verificar publicações de hoje no Diário Oficial

Publicidade legal

Saiba o que é o Diário Oficial (DOU) e como acessar o que é publicado no DOU hoje. Veja também como realizar publicidade legal pela internet.

Leia também: Como formatar um documento para publicar no Diário Oficial

 O que é o Diário Oficial?

O Diário Oficial é um veículo de comunicação legal pelo qual a administração pública e empresas privadas podem divulgar materiais de relevância, concedendo transparência ao público com relação a tudo o que o Estado e as corporações fazem.

Ou seja, pelo Diário Oficial, tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem saber as principais notícias e informações sobre leis, licitações, atos, editais, balanços e outros documentos.

Como funciona

Como o próprio nome sugere, as publicações feitas em Diários Oficiais ocorrem todos os dias, de segunda a sexta-feira. A depender do ocorrido, pode haver edições excepcionais aos finais de semana – mas não são comuns.

Além disso, é importante notar que há mais de uma versão do Diário Oficial. Os três segmentos originais desse veículo de comunicação legal são:

Diário Oficial da União (DOU): meio que veicula todos os atos que dizem respeito à União, ou seja, todas as publicações realizadas pela administração pública federal, como leis, medidas provisórias, declarações e tudo mais que influenciará na vida da população.

Diário Oficial do Estado (DOE): meio em que são veiculados atos de um determinado estado do país. Ou seja, nele está tudo o que o governo estadual autorizou, além de informativos da esfera privada.

Diário Oficial do Município (DOM): informativos referentes ao município.

 Para que servem os Diários Oficiais da União e do Estado?

O Diário Oficial pode ser considerado uma esfera da imprensa do governo, sendo responsável por veicular tudo o que acontece no país – principalmente no setor público.

Ou seja, é por meio do Diário Oficial que os governos federal, estadual e municipal podem conceder transparência sobre licitações, leis, balanços, decisões judiciais e outros atos administrativos. Quem acessa os Diários Oficiais pode saber de tudo o que ocorre no país de mais importante.

O Diário Oficial pode ser visto como o veículo pelo qual se manifesta a publicidade legal, e qualquer cidadão pode acessar os atos publicados a qualquer momento.

Como pesquisar no Diário Oficial hoje?

A partir de dezembro de 2017, a Imprensa Nacional deixou de realizar a impressão das publicações, assim, os Diários Oficiais passaram a operar de forma única e exclusivamente on-line.

Quem deseja consultar o Diário Oficial hoje deve baixar o arquivo PDF no site da Imprensa Nacional e procurar pelo conteúdo de interesse (podendo utilizar o Ctrl+F para facilitar).

O processo pode se tornar um pouco mais desafiador quando é preciso acompanhar muitas publicações referentes a uma questão em específico, podendo ser muito difícil conseguir todas as informações. Nesse caso, é recomendável contar com o auxílio profissional de empresas especializadas em fazer o levantamento desses conteúdos.

 Consulte o que é veiculado via publicidade legal nos Diários Oficiais

Com o auxílio profissional da Diário Serviços (DSI), agência de publicidade legal, é possível acompanhar tudo o que é veiculado nos Diários Oficiais sobre assuntos específicos, sem perder nenhuma atualização.

A DSI faz o acompanhamento e levantamento de materiais e envia diretamente para o cliente, diminuindo a burocracia e tornando o processo mais otimizado.

Navegue pelo site e conheça todos os serviços da DSI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *