Conheça os principais impostos federais, estaduais e municipais

PUBLICADO EM 24/01/2020

Acompanhe mais informações sobre os principais impostos aplicados pelas esferas municipais, estaduais e federais. Veja também como acompanhar notícias veiculadas à publicidade legal. 

A alta carga tributária que existe em nosso país já é muito conhecida (e discutida). São diversos impostos, tanto municipais quanto estaduais e federais, sendo de difícil memorização, mesmo para os próprios contadores. 

Saiba mais: Por que uma empresa precisa pagar os impostos em dia?

Principais impostos municipais, estaduais e federais

A ausência de uma reforma tributária eficiente e a falta de integração de sistemas fazem com que o cenário se torne um tanto quanto caótico, e isso requer muita atenção por parte dos cidadãos e das empresas. 

Acompanhe os principais impostos municipais, estaduais e federais, e evite fazer confusão:

Impostos municipais

Existem três impostos municipais considerados de suma importância: IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana), ISS (Imposto Sobre Serviços) e ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Inter Vivos).

De acordo com a legislação, todo o montante arrecadado é destinado aos próprios municípios, e os valores tendem a variar entre as cidades.

Impostos estaduais

É de responsabilidade dos estados (e do Distrito Federal) coletar impostos sobre a prestação de serviços de transportes interestadual e intermunicipal e de comunicação (mesmo que as prestações e operações tenham começado no exterior); sobre operações referentes à circulação de mercadorias. 

São três os principais tributos estaduais: ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços); IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação).

Cada estado possui jurisdição para definir em quais setores ou atividades serão utilizados os valores recolhidos dos impostos.

Impostos federais

Os impostos federais são todos os valores recolhidos pela União, e têm como principal objetivo custear tudo o que é feito em prol da população brasileira. Isso inclui gastos com educação, saúde e segurança por exemplo. 

Esses tributos são aplicáveis a pessoas físicas e jurídicas. Sem eles, muitos dos serviços aos quais se tem acesso hoje não existiriam como os conhecemos, como aposentadoria, tratamentos de saúde gratuitos, policiamento nas rodovias federais, entre outros. 

Também, é de responsabilidade dos impostos federais o estímulo (ou desestímulo) ao consumo de determinados produtos, no intuito de manter o equilíbrio econômico. 

Esse controle é colocado em prática utilizando determinados tributos, como os de importação e exportação, por exemplo, que pretendem incentivar o consumo de mercadorias nacionais. 

Existem 13 impostos federais considerados importantes. São eles:

  • II (Imposto de Importação); 
  • IE (Imposto de Exportação); 
  • IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados);
  • IOF (Imposto sobre Operações Financeiras); 
  • IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica); 
  • IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física); 
  • ITR (Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural); 
  • COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social); 
  • CIDE (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico); 
  • CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido); 
  • INSS (Instituto Nacional da Seguridade Nacional); 
  • FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço);
  • PIS/PASEP (Programa de Integração Social e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público). 

Publicidade legal é responsável por veicular notícias sobre todos os impostos

Por meio da publicidade legal realizada via Diário Oficial da União, dos Estados e dos Municípios é que são veiculadas todas as notícias sobre impostos municipais, estaduais e federais. 

O Diário Serviços é um portal online que viabiliza o acesso aos Diários Oficiais, além de auxiliar no processo de publicação de materiais nesses veículos de comunicação legal. 

Navegue pelo site para conferir todos os serviços disponibilizados pelo DSI.

Entre em contato: