Conheça as vantagens e desvantagens de trabalhar home office

home office

O home office é um sistema de trabalho que vem sendo cada dia mais adotado pelas empresas. Acompanhe vantagens, dicas e veja como fazer publicidade legal trabalhando de casa.

Leia também: entenda o que é contabilidade empresarial.

O home office nada mais é que o ato de desempenhar funções do trabalho em casa. Ou seja, o gestor, colaborador ou prestador desenvolve atividades fora de um espaço físico designado para tal, como escritório ou empresa, e passa a desempenhar o cargo em casa, utilizando internet e plataformas específicas para se comunicar com outras pessoas de seu time.

As vantagens do home office

Algumas das principais vantagens do home office são:

  • Maior proximidade com família e amigos

É muito mais fácil manter contato com familiares e amigos quando se tem mais tempo para isso. Também é possível tirar alguns minutinhos para brincar com os filhos, com o cachorro ou conversar com quem mora na mesma casa. 

  • Ausência de estresse com o percurso até o trabalho

Sem ter que se deslocar até um escritório ou uma empresa, não é preciso lidar com trânsito, buzinas, transporte público lotado, filas, procurar estacionamento, correndo risco de levar uma multas ou sofrer acidentes. 

  • Mais tempo hábil para investir em si mesmo

Ao não gastar tanto tempo se deslocando de um lugar para outro, é possível investir em capacitação profissional, sem ficar preso apenas às funções que o trabalho demanda. 

  • Redução de gastos

Com o home office, o trabalhador economiza com transporte, refeições e até mesmo aluguel, podendo optar por morar em um bairro mais residencial ao invés de ter que pagar mais caro para morar perto da empresa. 

  • Planejamento do horário e do rendimento de trabalho

Graças ao home office, é possível fazer os próprios horários e estipular regras, como terminar uma determinada atividade até 15h, por exemplo. Basta planejar-se.

A desvantagens do home office

Há alguns pontos não tão positivos no trabalho remoto, e estes devem ser combatidos pelo colaborador e pela empresa. São eles:

  • Indefinição de horários

Sem um bom planejamento, a pessoa pode não dar conta das demandas de trabalho devido às distrações presentes no ambiente doméstico. 

  • Falta de interação profissional

Ao não interagir com a equipe, a troca de experiências também para de existir e o profissional deixa de desenvolver certas habilidades comunicativas voltadas ao ambiente de trabalho.

  • Solidão

Quem mora sozinho pode sentir-se muito solitário, o que, a longo prazo, pode trazer problemas emocionais.

Dicas para fazer home office

Para combater os problemas mencionados nas desvantagens, é recomendável seguir algumas dicas importantes:

  • Organização do ambiente

Para começar, ter o ambiente de trabalho bem organizado é fundamental para o rendimento das atividades. 

  • Contar com a estrutura necessária

O colaborador deve alinhar com a empresa tudo o que será preciso para desempenhar suas funções em casa, o que inclui materiais de escritório e outros equipamentos. 

  • Organização de processos

Hoje, a empresa pode investir em ferramentas de gestão de processos para gerenciar tarefas, montar checklists, definir prioridades, além de plataformas para a comunicação entre a equipe. 

Faça a publicidade legal de documentos sem sair de casa

Quem trabalha em home office precisa se adaptar a realizar tarefas, como a publicidade legal de documentos e materiais diversos, tudo pela internet. O Diário Serviços é a plataforma ideal para quem deseja publicar no Diário Oficial de forma prática e adequada.

Navegue pelo site para conhecer todos os serviços prestados pelo Diário Serviços e veja como fazer publicidade legal online.

Veja mais: Estrutura de CapitalForma JurídicaO que é um editalDenominação Social – O que é EBITDiferença entre ativo e passivo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *