Para encerrar uma empresa, é preciso avaliar o contrato social da organização. Nesse documento constam informações relacionadas aos sócios da empresa, mais especificamente, a participação de cada um na empresa.
Após essa avaliação, o balanço patrimonial da empresa é feito, a fim de saber a destinação do estoque e dos bens, os valores que a empresa deve pagar para seus credores e qual é o patrimônio que cada sócio vai receber, tudo conforme a respectiva quantidade de quotas.
Depois, é necessário fazer o distrato social, bem como os lançamentos contábeis da empresa. Esses lançamentos são feitos por meio do balanço de encerramento de empresa, que utiliza os ativos e passivos da organização, para definir os termos de encerramento.
Confira, neste post, como fazer o balanço de encerramento de empresa e como proceder com a liquidação da sociedade.
Como fazer um balanço de encerramento de empresa?
O balanço de encerramento de empresa, também chamado de balanço patrimonial de encerramento, é feito com a finalidade de decidir as questões referentes à liquidação da empresa.
Para confeccionar um balanço como esse, é preciso:
- Coletar os registros contábeis da empresa e fazer um relatório;
- Verificar informações sobre os ativos e passivos do negócio;
- Avaliar o patrimônio líquido da empresa.
- Calcular os passivos, ativos e o patrimônio para chegar ao resultado do balanço de encerramento de empresa.
Quais os tipos de liquidação de empresa?
Quando uma empresa que detém sócios é encerrada, é preciso que seja feita a liquidação da sociedade. Existem duas formas de fazer isso: a liquidação voluntária e a judicial.
Na voluntária, todos os sócios, em comum acordo, decidem fazer o encerramento da sociedade, sem que seja preciso envolver o judiciário para decidir os termos de liquidação.
Já na judicial, há um litígio entre os sócios, ou seja, não concordam, entre si, com os termos de encerramento e optam por fazer uma liquidação, por intermédio do judiciário.
Como é feito o pagamento do passivo e a realização do ativo?
O ativo é feito com a transformação dos bens da empresa em dinheiro, visando dar liquidez ao patrimônio, para fazer o pagamento das dívidas e entregar o que é devido aos sócios. Caso os bens não possam ser transformados, é possível dividi-los entre os sócios.
O pagamento do passivo, por sua vez, é feito depois da realização do ativo e visa ao pagamento das dívidas e obrigações da empresa com os seus credores.
Quais são os procedimentos na liquidação?
Para fazer uma liquidação, é preciso seguir alguns procedimentos. Primeiramente, as operações da empresa são cessadas, no que tange à compra de itens para o estoque e para a utilização interna.
Após, os gastos são reduzidos ao máximo, e os bens classificados como ativos circulantes e ativos permanentes começam a ser vendidos. Por fim, os colaboradores da empresa são desligados, recebendo suas devidas rescisões trabalhistas.
A DSI é uma agência de publicidade legal que ajuda você a fazer publicações no Diário Oficial com muito mais agilidade. Continue no site, para saber mais informações e solicitar um orçamento!