Como elaborar um planejamento anual fiscal e contábil eficaz?

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Elaborar um planejamento fiscal e contábil eficaz é fundamental para a boa gestão de um empreendimento. Saiba mais sobre como se dá essa elaboração e como realizar publicidade legal pela internet. 

Na gestão empresarial, ter acesso a todo conhecimento possível quanto à situação do negócio é uma das maiores armas da administração, e garante mais chances de consolidação e sucesso ao empreendedor. 

Saiba mais: Qual a importância de se fazer uma perícia contábil

Uma das ferramentas que garantem o bom funcionamento da empresa é o planejamento fiscal e contábil. 

O que é um planejamento anual fiscal e contábil?

A ideia de realizar um planejamento fiscal e contábil, anualmente, consiste em traçar planos de ações e metas que devem ser cumpridos para alcançar determinados intuitos. 

Existe mais de um tipo de planejamento, como o tático, o estratégico, o financeiro e orçamentário, o operacional (planejamento organizacional), entre outros. 

Como elaborar o planejamento anual fiscal e contábil? 

 

  • Analise o desempenho do ano atual

 

O primeiro passo deve consistir em partir do ano atual e, até mesmo, ter como base de comparação alguns anos anteriores. 

É preciso analisar o desempenho do último um ano, no sentido de descobrir se o negócio está prosperando ou estagnado, se os custos operacionais estão se mantendo ou aumentando, se o faturamento cresceu mais do que o esperado ou não. 

 

  • Selecione pontos a serem melhorados

 

Após analisar o desempenho da empresa e calcular todos os índices, é possível elaborar uma observação mais apurada com relação aos pontos que precisam ser melhorados. 

 

  • Fique de olho nas outras empresas e analise sua concorrência

 

Problemas de desempenho não significam necessariamente que a empresa está sendo mal administrada. Após a crise econômica do país, diversos segmentos apresentaram estagnação, de forma a refletir nos números de vendas e crescimento. 

Por isso, é bom sempre manter os olhos abertos e acompanhar o desempenho da concorrência ao longo de um ano. 

 

  • Monte um cronograma com prazos

 

Um bom planejamento está sempre atrelado a um cronograma. Além das metas e dos planos de ação a serem executados, é preciso estabelecer prazos finais para colocar tudo em prática. 

O cronograma também deve contar com períodos de reavaliação. 

 

  • Incorpore novas metas e, se for preciso, troque de objetivos

 

A partir de uma análise completa de dados e da comparação ao longo do ano, é possível traçar novas metas e, até mesmo, trocar os objetivos para o próximo ano. Trata-se de uma das etapas mais importantes no planejamento de uma empresa, sendo que se pode dividi-lo em duas partes: análise do regime tributário e previsão de contas. 

O primeiro item trata das obrigações fiscais que todo negócio tem. De acordo com o regime tributário, é possível definir quais são as alternativas mais interessantes e com menos riscos.

Já o segundo item trata das questões operacionais, situações que impactam a rotina do empreendimento. Nesse quesito, há mais espaço para alterações que visem diminuir os custos sem que isso traga prejuízos às operações e à qualidade como um todo. 

 

  • Sempre tenha um orçamento definido

 

Antes de colocar os planos em prática, é preciso estabelecer qual é o orçamento disponível para o próximo ano. Para isso, é melhor contar com um profissional de contabilidade, que possui os conhecimentos necessários para indicar as melhores perspectivas de faturamento, de investimentos, das obrigações fiscais e dos custos operacionais.  

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