Elaborar um planejamento fiscal e contábil eficaz é fundamental para a boa gestão de um empreendimento. Saiba mais sobre como se dá essa elaboração e como realizar publicidade legal pela internet.
Na gestão empresarial, ter acesso a todo conhecimento possível quanto à situação do negócio é uma das maiores armas da administração, e garante mais chances de consolidação e sucesso ao empreendedor.
Saiba mais: Qual a importância de se fazer uma perícia contábil.
Uma das ferramentas que garantem o bom funcionamento da empresa é o planejamento fiscal e contábil.
O que é um planejamento anual fiscal e contábil?
A ideia de realizar um planejamento fiscal e contábil, anualmente, consiste em traçar planos de ações e metas que devem ser cumpridos para alcançar determinados intuitos.
Existe mais de um tipo de planejamento, como o tático, o estratégico, o financeiro e orçamentário, o operacional (planejamento organizacional), entre outros.
Como elaborar o planejamento anual fiscal e contábil?
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Analise o desempenho do ano atual
O primeiro passo deve consistir em partir do ano atual e, até mesmo, ter como base de comparação alguns anos anteriores.
É preciso analisar o desempenho do último um ano, no sentido de descobrir se o negócio está prosperando ou estagnado, se os custos operacionais estão se mantendo ou aumentando, se o faturamento cresceu mais do que o esperado ou não.
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Selecione pontos a serem melhorados
Após analisar o desempenho da empresa e calcular todos os índices, é possível elaborar uma observação mais apurada com relação aos pontos que precisam ser melhorados.
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Fique de olho nas outras empresas e analise sua concorrência
Problemas de desempenho não significam necessariamente que a empresa está sendo mal administrada. Após a crise econômica do país, diversos segmentos apresentaram estagnação, de forma a refletir nos números de vendas e crescimento.
Por isso, é bom sempre manter os olhos abertos e acompanhar o desempenho da concorrência ao longo de um ano.
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Monte um cronograma com prazos
Um bom planejamento está sempre atrelado a um cronograma. Além das metas e dos planos de ação a serem executados, é preciso estabelecer prazos finais para colocar tudo em prática.
O cronograma também deve contar com períodos de reavaliação.
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Incorpore novas metas e, se for preciso, troque de objetivos
A partir de uma análise completa de dados e da comparação ao longo do ano, é possível traçar novas metas e, até mesmo, trocar os objetivos para o próximo ano. Trata-se de uma das etapas mais importantes no planejamento de uma empresa, sendo que se pode dividi-lo em duas partes: análise do regime tributário e previsão de contas.
O primeiro item trata das obrigações fiscais que todo negócio tem. De acordo com o regime tributário, é possível definir quais são as alternativas mais interessantes e com menos riscos.
Já o segundo item trata das questões operacionais, situações que impactam a rotina do empreendimento. Nesse quesito, há mais espaço para alterações que visem diminuir os custos sem que isso traga prejuízos às operações e à qualidade como um todo.
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Sempre tenha um orçamento definido
Antes de colocar os planos em prática, é preciso estabelecer qual é o orçamento disponível para o próximo ano. Para isso, é melhor contar com um profissional de contabilidade, que possui os conhecimentos necessários para indicar as melhores perspectivas de faturamento, de investimentos, das obrigações fiscais e dos custos operacionais.
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