Como calcular a folha de pagamento da sua empresa?

Como calcular a folha de pagamento da sua empresa?

Administrar uma empresa não é tarefa fácil e é preciso estar preparado para enfrentar muitos desafios e saber lidar com assuntos específicos. É necessário ter em mente questões estratégicas para impulsionar as vendas, ganhar clientes e fazer o negócio prosperar. Mas não podemos deixar de falar da parte operacional da gestão, a qual é muito importante para que a empresa tenha sucesso. 

O que é a folha de pagamento?

A folha de pagamento é um documento obrigatório para a fiscalização trabalhista e previdenciária. A organização tem o dever de ter uma folha de pagamento referente à remuneração paga de cada funcionário. Não existe um modelo oficial ou único, a empresa pode adotar critérios que melhor atendam às suas necessidade. Mesmo o modelo mais simples deve apresentar os seguintes tópicos: 

  • Nome completo do funcionário;
  • Cargo ocupado, sua função ou serviço prestado;
  • Valor líquido do salário;
  • Valor da contribuição de previdência (descontado do salário bruto);
  • Recibo de pagamento.

Como fazer a gestão da folha de pagamento?

Hoje, os empreendedores já podem fazer uso de softwares especializados para auxiliar na gestão da folha de pagamento. Pensando em uma gestão equilibrada e bem feita, é importante contar com uma empresa que esteja em conformidade com o sistema eSocial. O sistema eSocial é um programa do Governo Federal que possibilita aos empregadores enviarem de maneira compilada todas as informações sobres as obrigações trabalhistas ao órgão governamental competente. 

O eSocial não representa nenhuma mudança na legislação trabalhista, previdenciária ou fiscal, o programa só solicita que as regras sejam cumpridas. Por esse motivo, é essencial que ele esteja integrado com o software de gestão de folha de pagamento. 

As empresas precisam mandar, atualmente, mais de 40 declarações independentes para o Governo Federal por meio do eSocial. Quando a empresa faz uso de um software especializado, possivelmente ela contará com um sistema automatizado de envio. Por meio desse envio automatizado, as declarações relacionam-se e, assim, o empreendedor fica tranquilo quanto a um possível atraso e ao cumprimento de suas obrigações.

Como funciona o cronograma de uma folha de pagamento?

Existe um cronograma a ser seguido para o envio das informações das empresas para a base do Governo. Essas datas são estipuladas de acordo com a categoria da empresa e precisam, obrigatoriamente, serem cumpridas e respeitadas. Por isso, é muito importante que a empresa esteja atenta às datas conforme a categoria do negócio.

Os prazos estabelecidos pelo Governo Federal para o envio dos documentos obrigatórios é relativamente curto; por esse motivo, é essencial contar com ferramentas que deixem o processo de envio mais fácil. Contar com sistemas especializados nessa hora ajuda muito.

Como calcular a folha de pagamento?

É muito importante que o cálculo da folha de pagamento seja elaborado por um especialista em legislação trabalhista da área de recursos humanos e, de preferência, que já possua experiência contábil. Isso vai evitar possíveis erros e problemas junto ao Governo e colaboradores. Quando a empresa opta em terceirizar o cálculo, é essencial proporcionar à equipe de RH total conhecimento técnico para futuras conferências.  

A folha de pagamento é constituída pela soma dos registros financeiros do colaborador, como o salário, descontos, vencimentos e afins. Quando o cálculo é feito, devem entrar nele as horas extras, vale-transporte, vale-alimentação ou refeição, descontos de benefício e também incidência de impostos. Dentre os descontos contabilizados na folha de pagamento, está o INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), que tem o objetivo de assegurar os benefícios mensais da aposentadoria futura do colaborador. 

O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) não é descontado do salário do colaborador, ele é depositado diretamente pelo empregador, sendo a porcentagem de 8% com base no salário bruto. Depois do cálculo, o contador terá sua base para fazer o desconto do Imposto de Renda. 

Publique seus conteúdos no Diário Serviços

Assuntos empresariais e de âmbito obrigatório, como folha de pagamento, são importantes para os negócios e precisam ser elucidados. Por isso, é possível entender melhor desses assuntos por meio da Diário Serviços, contando sempre com conteúdos relevantes. 

A Diário Serviços é uma agência de publicidade legal voltada especialmente à realização de publicação em Diários Oficiais dos estados e da União. Já são muitos anos fazendo a intermediação entre os anunciantes e os Diários Oficiais.

Veja mais: ​Cálculo Demissional​ – ​Banco de Horas​ – ​ME

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *