O ponto de equilíbrio financeiro surgiu para ajudar empresários a descobrirem em que momento um investimento será suficiente para cobrir os custos fixos e variáveis, gerando lucro. Saiba mais sobre o cálculo e veja como realizar publicidade legal pela internet.
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O que é o ponto de equilíbrio financeiro
O ponto de equilíbrio financeiro, também chamado de Break Even Point, seria o ponto de equilíbrio financeiro entre as despesas e receitas totais de uma organização dentro de um determinado período.
Por meio do cálculo do ponto de equilíbrio, é possível projetar o valor do faturamento mínimo mensal que a empresa precisa ter para pagar todas as suas contas e começar a ter lucro.
Existe uma fórmula dada para calcular o ponto de equilíbrio financeiro. O resultado desse cálculo é que ditará qual a quantidade de vendas a ser feita para que a empresa consiga cumprir todos os seus deveres financeiros e comece a lucrar.
A importância de calcular o ponto de equilíbrio financeiro de uma empresa
- Graças ao ponto de equilíbrio financeiro, a empresa consegue ter uma visão clara da saúde financeira do negócio e projetar quais caminhos devem ser adotados para que o negócio fique melhor situado dentro do mercado e gere mais lucro.
- O empresário também consegue analisar qual deve ter o faturamento mínimo mensal para que a empresa possa cobrar seus gastos e começar a lucrar.
- O ponto de equilíbrio financeiro tem papel muito importante na hora de avaliar a viabilidade financeira do negócio como um todo, assim como de um novo projeto.
- O cálculo funciona como um termômetro para mostrar possíveis cenários, de sucesso ou fracasso (da marca ou dos projetos que influenciam diretamente nas finanças).
Como calcular o ponto de equilíbrio financeiro
A fórmula do cálculo do ponto de equilíbrio é muito intuitiva. Basta somar as despesas fixas e dividi-las pela margem de contribuição, de forma que:
Ponto de Equilíbrio = Despesas Fixas / Margem de Contribuição
O que são despesas fixas
As despesas fixas são aquelas consideradas necessárias para manter o funcionamento da empresa. Aqui estão inclusas contas como água, aluguel, luz, telefone, salários, materiais de escritório, manutenção etc.
O que é margem de contribuição
Para saber a margem de contribuição da empresa, o gestor deve calcular o ganho bruto que obteve com as vendas. Esse indicador serve tanto para encontrar o ponto de equilíbrio quanto para chegar a um preço de venda mais preciso.
Exemplo de cálculo do ponto de equilíbrio:
Basta somar os custos da produção com as despesas variáveis e dividir esse resultado sobre o valor da margem de contribuição.
Imagine que uma empresa gasta cerca de 150 mil reais todos os anos só para manter a empresa funcionando, e que a margem de contribuição de seu negócio seja de 30%.
Nesse caso, o ponto de equilíbrio financeiro seria calculado da seguinte forma:
PEF = 150.000/0,30 = 500.000
No caso, o ponto de equilíbrio financeiro seria de 500 mil reais. Ou seja, a empresa precisaria ter uma receita bruta anual de R$ 500.000, no mínimo, para não ter prejuízo financeiro. Valores acima renderiam lucros e valores abaixo causariam prejuízos.
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