Aprenda a calcular o ponto de equilíbrio financeiro da sua empresa

publicidade legal

O ponto de equilíbrio financeiro surgiu para ajudar empresários a descobrirem em que momento um investimento será suficiente para cobrir os custos fixos e variáveis, gerando lucro. Saiba mais sobre o cálculo e veja como realizar publicidade legal pela internet. 

Saiba mais: O capital de giro para boa administração financeira

O que é o ponto de equilíbrio financeiro

O ponto de equilíbrio financeiro, também chamado de Break Even Point, seria o ponto de equilíbrio financeiro entre as despesas e receitas totais de uma organização dentro de um determinado período. 

Por meio do cálculo do ponto de equilíbrio, é possível projetar o valor do faturamento mínimo mensal que a empresa precisa ter para pagar todas as suas contas e começar a ter lucro. 

Existe uma fórmula dada para calcular o ponto de equilíbrio financeiro. O resultado desse cálculo é que ditará qual a quantidade de vendas a ser feita para que a empresa consiga cumprir todos os seus deveres financeiros e comece a lucrar. 

A importância de calcular o ponto de equilíbrio financeiro de uma empresa

  • Graças ao ponto de equilíbrio financeiro, a empresa consegue ter uma visão clara da saúde financeira do negócio e projetar quais caminhos devem ser adotados para que o negócio fique melhor situado dentro do mercado e gere mais lucro. 
  • O empresário também consegue analisar qual deve ter o faturamento mínimo mensal para que a empresa possa cobrar seus gastos e começar a lucrar. 
  • O ponto de equilíbrio financeiro tem papel muito importante na hora de avaliar a viabilidade financeira do negócio como um todo, assim como de um novo projeto. 
  • O cálculo funciona como um termômetro para mostrar possíveis cenários, de sucesso ou fracasso (da marca ou dos projetos que influenciam diretamente nas finanças). 

Como calcular o ponto de equilíbrio financeiro

A fórmula do cálculo do ponto de equilíbrio é muito intuitiva. Basta somar as despesas fixas e dividi-las pela margem de contribuição, de forma que:

Ponto de Equilíbrio = Despesas Fixas / Margem de Contribuição

O que são despesas fixas

As despesas fixas são aquelas consideradas necessárias para manter o funcionamento da empresa. Aqui estão inclusas contas como água, aluguel, luz, telefone, salários, materiais de escritório, manutenção etc.

O que é margem de contribuição

Para saber a margem de contribuição da empresa, o gestor deve calcular o ganho bruto que obteve com as vendas. Esse indicador serve tanto para encontrar o ponto de equilíbrio quanto para chegar a um preço de venda mais preciso. 

Exemplo de cálculo do ponto de equilíbrio:

Basta somar os custos da produção com as despesas variáveis e dividir esse resultado sobre o valor da margem de contribuição. 

Imagine que uma empresa gasta cerca de 150 mil reais todos os anos só para manter a empresa funcionando, e que a margem de contribuição de seu negócio seja de 30%. 

Nesse caso, o ponto de equilíbrio financeiro seria calculado da seguinte forma:

PEF = 150.000/0,30 = 500.000

No caso, o ponto de equilíbrio financeiro seria de 500 mil reais. Ou seja, a empresa precisaria ter uma receita bruta anual de R$ 500.000, no mínimo, para não ter prejuízo financeiro. Valores acima renderiam lucros e valores abaixo causariam prejuízos. 

Realize publicidade legal da sua empresa pela internet

Para realizar a publicidade legal e publicar materiais de relevância sobre a empresa, conte com auxílio do DSI (Diário Serviços), a plataforma digital que viabiliza a publicação de relatórios, documentos e informativos no Diário Oficial da União, dos Estados e dos Municípios. 

Navegue pelo site para conhecer todos os serviços do DSI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *