A antecipação de recebíveis como alternativa para as finanças das empresas

antecipação de recebíveis - publicidade legal

Saiba do que se trata a antecipação de recebíveis e por que pode ser uma boa alternativa para as finanças das empresas. Veja também como realizar publicidade legal com auxílio profissional.

A antecipação de recebíveis, de forma didática, é o ato de receber determinados valores antes do prazo previsto. A ideia é que o empresário possa receber, por exemplo, uma quantia que está prevista para ser paga daqui um mês, ou mais.

Uma das principais vantagens, nesse quesito, é que torna-se uma alternativa para aquele empreendedor que não deseja obter capital através de empréstimos, e pode aproveitar um valor que já é dele por direito.

Leia mais: Entenda a importância da gestão financeira para uma empresa.

Aplicações da Antecipação de Recebíveis

A antecipação é mais comumente utilizada por empresas de médio e grande porte, mas os pequenos empreendedores também podem tirar proveito dessa possibilidade.

Para entrar com o pedido, basta procurar uma instituição financeira (banco) e apresentar as duplicatas ou qualquer outro documento que comprove quais são os valores que a companhia tem direito a receber nos próximos meses.

A instituição financeira, por sua vez, deverá avaliar o valor total a ser recebido e efetuar uma avaliação dos riscos, para então atribuir uma taxa de juros.

Em síntese: se a empresa conta com R$ 100 mil a receber, provavelmente em uma negociação com o banco, conseguirá antecipar cerca de R$90 mil, levando em consideração uma possível taxa de 10% de juros (que pode ser maior, ou menor, dependendo da negociação).

A principal vantagem é a possibilidade de ter em mãos um dinheiro que viria futuramente, mas que pode se fazer presente antes do tempo para ajudar a empresa a lidar com alguma adversidade.

O montante dos credores vai direto para o banco, quitando possíveis dívidas, sendo assim uma oportunidade de negócio benéfico a todos.

Empresas organizadas são as que mais se beneficiam

Quando se pensa em antecipação de recebíveis, a maior preocupação gira em torno do risco, já que essa variável é responsável pela taxa de desconto sobre o montante que a empresa deve receber.

Com isso, as empresas mais organizadas, com planejamento e projetos claros e dinâmicos, e com baixo índice de inadimplência acabam levando vantagem.

Como exemplo, pode-se citar o controle do fluxo de caixa, que é um forte indicador de organização.

Por tal razão, o uso de softwares financeiros acaba sendo um recurso praticamente indispensável, já que com eles é possível traçar um diagnóstico mais preciso de como estão as finanças da empresa, mostrando de fato quais as perspectivas do negócio.

Saiba qual a importância do cumprimento das obrigações acessórias empresariais.

Relatórios financeiros claros e um bom histórico ajudam a tornar o processo de antecipação muito mais fácil. É normal que as empresas enfrentem momentos difíceis, mas elas devem evitar contar com a antecipação de recebíveis como uma forma de corrigir erros administrativos. Criar esse hábito certamente aumentará o risco e a taxação.

Realize publicidade legal através do Diário Serviços

O Diário Serviços (DSI) é uma plataforma online que permite a publicidade legal, ou seja, a publicação de materiais diversos no Diário Oficial da União, dos Estados e dos Municípios.

Navegue pelo site para obter maiores informações.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *