Acompanhe as principais diferenças entre contabilidade empresarial e contabilidade pública. Saiba também para que serve cada segmento e como realizar publicidade legal pela internet.
A contabilidade pode ser entendida como a ciência que visa analisar, medir e, então, informar os aspectos qualitativos e quantitativos do patrimônio de uma entidade, seja pública ou privada.
Saiba mais: Importância do cumprimento das obrigações acessórias empresariais.
Mas o que difere a contabilidade empresarial da pública?
Contabilidade empresarial
A contabilidade empresarial tem se mostrado cada vez mais decisiva para as organizações (de todos os portes).
Ela é capaz de auxiliar no processo de melhoria dos procedimentos fiscais e financeiros, garantindo um crescimento adequado e otimizado, levando em consideração as normas governamentais.
Partindo de um bom planejamento estratégico e tributário, a contabilidade permite otimizar as atividades organizacionais, tornando-as mais confiáveis e ágeis, além de diminuir custos com impostos e melhorar o conhecimento necessário para direcionar investimentos corretamente.
Nesse sentido, os profissionais que atuam no segmento da contabilidade empresarial (sejam auditores contáveis, contadores, controllers etc.) tendem a ser cada dia mais valorizados pelas corporações.
É importante salientar que os benefícios de poder contam com procedimentos eficientes dentro da contabilidade empresarial e são diversos, indo além de controles contábeis e lançamentos, podendo influenciar positivamente nas estratégias de mercado, tomadas de decisão dos administradores e preços de vendas.
Contabilidade pública
A contabilidade pública, por sua vez, faz uso de critérios, princípios, métodos e conhecimentos da Ciência Contábil para prover o acompanhamento da situação e evolução do patrimônio público.
Além de que sabendo da importância que o orçamento representa para a manutenção de um órgão público, a contabilidade pública também realiza uma análise de execução, traduzida na realização da despesa e da arrecadação da receita.
Por conta do elemento orçamentário, o setor de contabilidade conta com peculiaridades únicas, que não podem ser encontradas em outros ramos da Ciência Contábil.
Algumas operações coordenadas pela contabilidade pública podem ser vistas no dia a dia, como pagamento de pessoal e fornecedores, recebimento de recursos financeiros próprios e de terceiros, compra de bens permanentes e materiais de consumo etc.
Além de tais atividades, os órgãos e organizações públicas também realizam atos administrativos que poderão suscitar em alterações de elementos que compõem o patrimônio, sejam seus direitos, bens ou obrigações, como é o caso de contratos de convênios, concessão de avais, serviços e outros atos.
Contabilidade privada vs. Contabilidade pública
A contabilidade empresarial é regida por uma vasta legislação tributária, por normas específicas e mercados muitas vezes competitivos. Pode ser encontrada nos ramos “contabilidade financeira”, “contabilidade gerencial” e “contabilidade fiscal”.
A contabilidade pública, por sua vez, é um dos ramos mais completos da Ciência Contábil, e tem como principal objetivo mensurar, captar, analisar, acumular, resumir e indicar os fenômenos que influenciam diretamente a situação financeira, orçamentária e patrimonial da organização pública, que deve compreender toda a legislação contábil e específica.
Saiba como realizar publicidade legal pela internet com o DSI
O DSI (Diário Serviços) conta com time especializado em publicidade legal para auxiliar setores públicos e privados na publicação de materiais e documentos no Diário Oficial da União, dos Estados e dos Municípios.
Navegue pelo site e entre em contato para obter maiores informações.
Veja mais: Publicidade Legal | Forma Jurídica | O que significa EPP | Como fazer uma ata
Entre em contato conosco: