O estatuto social é utilizado por um grande número de empresas e instituições
Acompanhe todas as informações para saber o que o estatuto social e suas funcionalidades. Além de saber o que é um estatuto Veja também como fazer a publicação de um estatuto através de agência de publicidade legal.
Estatuto Social: O que é? O estatuto social é um conjunto de regras que rege funções, atos e
objetivos. Comumente utilizado por sociedades, cooperativas e entidades sem fins lucrativos, o estatuto é criado a partir das opiniões de seus associados para abarcar as necessidades de todos e existe para ser de conhecimento geral.
O estatuto deve, necessariamente, levar em consideração um determinado padrão, mas seu conteúdo principal depende das diretrizes da cooperativa, de forma que um estatuto nunca assemelha-se a outro, já que a área de atuação, os objetivos e metas são diferentes.
É um direito (e também um dever) de cada associado conhecer o estatuto social de sua cooperativa ou sociedade, possuir o conteúdo de todas as normas que foram estabelecidas mediante aprovação dos envolvidos, e também da constituição ou reforma estatuária.
O portfólio do estatuto se baseia na doutrina, filosofia, princípios do cooperativismo, e na legislação específica para cooperativas (Lei 5.764/71).
O estatuto social existe para ser de conhecimento geral, já que as informações e o cumprimento do seu conteúdo são de interesse dos associados.
Afinal, quais as funcionalidades do estatuto social?
Além de entender o que é estatuto social, podemos entender o seu uso, ele é utilizado por sociedades, cooperativas e entidades sem fins lucrativos. Funciona como o manual desses órgãos.
Através das cláusulas é que se compreende como deverá ser o relacionamento interno e externo de uma sociedade, atribuindo-se a entidade ao empreendimento.
Em suas normas é que se identifica a sua qualificação, o tipo jurídico de sociedade, o seu objetivo social, a denominação, a forma de integralização do capital social, a localização, a data de encerramento do exercício social, o prazo de duração da sociedade, o foro contratual, etc.
O registro do estatuto deve ocorrer na Junta Comercial do Estado, ou até mesmo em Cartórios de Registro de Pessoas Jurídicas, levando em consideração a natureza jurídica da sociedade, por exemplo: no caso de uma sociedade de advogados, o registro será feito na OAB.
Entenda melhor como se define o estatuto social e onde fazer sua publicação.
O que é um Estatuto Social em Sociedades Anônimas
Em uma SA, o Estatuto Social é de grande importância
Em uma sociedade anônima, em primeira convocação, a assembleia de constituição deve implantar, pelo menos, metade do capital social e, em segunda convocação, com qualquer número.
Após levar todas as formalidades legais em consideração, e mediante à não oposição de subscritores que representem mais da metade do capital social, o presidente da assembleia geral declarará constituída a companhia.
A sociedade anônima é designada por denominação juntamente das expressões companhia ou sociedade anônima, expressas abreviadamente ou por extenso.
A denominação pode contar com o nome do acionista, fundador ou pessoa que, por qualquer outra razão, tenha concorrido para o êxito da empresa, sendo necessário constar indicação do objeto da sociedade.
Leia mais: A diferença entre estatuto social e contrato social
Publique Estatuto Social com auxílio de agência de publicidade legal.
Agora que você já sabe o que é Estatuto Social, conheça a DSI Publicações, é uma agência de publicidade legal online que intermedia as relações entre seus clientes e os principais veículos de comunicação oficiais, os Diários Oficiais dos Estados, dos Municípios e da União.
As empresas de publicidade legal são as maiores responsáveis pela publicação do estatuto social o que é um fator importante para dar toda a qualidade necessária para o documento e reunir todas as informações necessárias.
Navegue pelo site para saber como publicar o Estatuto Social e o que é o estatuto social.
Entre em contato conosco: