Tipos de sociedade: entenda em qual registro seu negócio se encaixa

publicidade legal

Uma sociedade empresarial acontece quando duas ou mais pessoas se unem com o objetivo comum de criar um negócio. Tal atividade tem natureza econômica e profissional, visando a comercialização de produtos e serviços para obter lucros, sempre pensando em transparência com o cliente e com a imprensa, como, por exemplo, por meio da publicidade legal.

Quando mais pessoas compartilham uma empresa em sociedade, todas são responsáveis pelo capital, patrimônio e pelas obrigações legais oriundas dessa união. Uma das maiores dúvidas entre os empreendedores é saber em qual  tipo de sociedade o negócio se encaixa. Mas, antes de escolher, é necessário conhecê-los.

Principais tipos de sociedade no Brasil

Há diversas classificações entre as sociedades, as mais comuns são as listadas a seguir.

Sociedade Simples

A Sociedade Simples é voltada a duas ou mais pessoas que desempenham funções na mesma área, uma união em que os próprios sócios desempenham as atividades da empresa, como, por exemplo, médicos e dentistas. Nessa categoria, é necessário possuir um registro em órgão de classe. Não é preciso estar registrado em uma Junta de Classe.

Sociedade Limitada

A Sociedade Limitada pode ser formada também por empresas e é criada a partir do investimento de cada sócio no capital social. A participação de cada um na administração é referente à porcentagem de capital social investido. Em caso de falência de um sócio, o capital dos associados é preservado. Na composição da razão social (nome da empresa), é necessário incluir “LTDA”, que significa “limitada”.

Sociedade Anônima 

Aqui, o capital da empresa é dividido em ações. Muito comum no Brasil, é geralmente uma empresa mais experiente, voltada ao mercado financeiro e ao acúmulo de capital. São necessários dois sócios acionistas para a sua formação.

Sociedade em Comandita Simples

Os sócios são separados em duas categorias: os comanditários, que não fazem parte do quadro administrativo da empresa; e os comanditados, que podem assumir funções. Ambos cuidam do capital social da empresa e investem em serviços, como a publicidade legal.

Sociedade Comandita por Ações

Na Sociedade Comandita por Ações, a responsabilidade ilimitada está destinada apenas à diretoria, mas com capital compartilhado por meio de cotas. 

Sociedade Cooperativa 

Possui natureza civil e não corre o risco de falir. Tem finalidade de prestar serviços e não tem fins lucrativos.

Sociedade em Conta de Participação

Não são necessárias as formalidades dos outros tipos de sociedades. Os sócios se unem sem firma social e todos trabalham em seu nome individual para fim social.

Sociedade Unipessoal

Empresa individual, sem sócios, com titular tendo que possuir responsabilidade limitada.

Sociedade de Advogados

Tem seu funcionamento de forma diferente das outras sociedades, é possível, no entanto, se reunir em uma Sociedade Simples ou uma Sociedade Unipessoal de Advocacia (SUA). O advogado participante não pode fazer parte de outras.

publicidade legal

Mas, afinal, qual sociedade devo escolher?

Entre todas as diversas opções de sociedades, é necessário fazer uma análise tendo como base o perfil da sua empresa. Essa escolha vai variar a partir da atividade exercida pelo empreendimento, capital social, qual é o cenário ideal e outros aspectos que dizem respeito à realidade da sua empresa. 

Além disso, deve-se ter em mente a realidade de uma empresa e quais serviços devem ser contratados por ela, como a publicidade legal, por exemplo, realizada pela Diário Serviços.

Quer saber mais sobre o seu empreendimento? Leia como definir o porte da sua empresa e conheça mais conteúdos no nosso portal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *