Qual a importância da pequena empresa no mercado brasileiro?

PUBLICADO EM 05/10/2020

Qual a importância da pequena empresa no mercado brasileiro?

No Brasil, existem, atualmente, 8,9 milhões de micro e pequenas empresas. Juntas, elas representam mais de um quarto do PIB nacional segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com números tão elevados, muitas dúvidas surgem a respeito desse tipo de negócio: o que é uma pequena empresa e quais suas vantagens, problemas e importância?

O que é uma pequena empresa?

Com o objetivo de simplificar a legislação e padronização das pequenas empresas, foi criada a Lei Complementar 123/2006, também conhecida como Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (MPE), que deu origem ao Sistema Integrado de Pagamento e Contribuições de Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte (Simples Nacional).

Dessa forma, pode-se dizer que as micro e pequenas empresas são aquelas que atendem às regulamentações do Simples Nacional ou Microempreendedor Individual (MEI). Enquanto um Microempreendedor (ME) é taxado tributariamente tendo como limite uma receita bruta anual igual ou inferior a R$ 900 mil, os MEIs podem gerar receita igual ou inferior a R$ 81 mil por ano.

A importância da pequena empresa para o mercado brasileiro

Hoje, os micro e pequenos negócios são responsáveis por 52% dos empregos com carteira assinada no Brasil, sendo 70% de pessoas trabalhando no setor privado de acordo com o IBGE. Já o Sebrae afirma que esse tipo de empresa representa 54% dos cerca de 100 milhões de empregos formais em todo o País.

Existem 8,9 milhões de micro e pequenas empresas brasileiras atualmente, ou seja, 98,5% do total de empreendimentos em território nacional. Com todos esses dados, fica evidente a importância das MEs e MEIs, capazes de gerar empregos, reduzir as desigualdades sociais e atender diversos segmentos do mercado.

Uma das características dos pequenos negócios é a facilitação de contratação de mão de obra, oferecendo oportunidades a profissionais mais experientes, que buscam recolocação, e aos mais jovens, ainda com pouca experiência, que procuram pelo primeiro emprego ou consolidação no mercado de trabalho. 

As vantagens da pequena empresa para a economia brasileira

As micro e pequenas empresas correspondem a 27% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil segundo o IBGE. Quando divididas entre os segmentos de comércio, serviço e indústria, sua representação é estimada em 53,4%, 36,3% e 22,5% do PIB de cada setor, respectivamente. Dentre os principais benefícios dos pequenos empreendimentos para a economia, os que se destacam são elencados a seguir.

Geração de empregos

As pequenas companhias são as maiores geradoras de emprego no Brasil, sendo mais da metade com carteira assinada.

Formalização dos negócios

Ao abrir um CNPJ e gerir o seu próprio negócio, o empreendedor deverá recolher periodicamente os impostos devidos e regularizar a situação da sua empresa junto ao governo.

Inovação e investimento

Trazer novas soluções e competição ao mercado é uma característica intrínseca das startups, que podem gerar novas oportunidades de negócio e atuação.

Maior concorrência e opções

Com cada vez mais micro e pequenos negócios abertos, os consumidores têm mais opções de produtos e serviços, fomentando o mercado.

Quais os maiores problemas que uma pequena empresa enfrenta?

Apesar da regulamentação e dos impostos menores em relação às grandes empresas, os pequenos negócios ainda sofrem com algumas situações, como as apresentadas abaixo.

Burocracia

Com uma legislação ainda complexa e exigente, muitos empreendedores têm dificuldades na hora de abrir um negócio. Além disso, a tributação ainda é um tema que assusta muitos pequenos empresários.

Alta carga tributária e taxas

Ainda que menor se comparada ao que é pago pelas maiores empresas do mercado, a carga tributária brasileira ainda é considerada alta, custando uma boa porcentagem da receita dos micro e pequenos empresários.

Riscos

Quanto menor o negócio, mais frágil financeiramente será. A crise econômica ocasionada pela pandemia de covid-19 trouxe inúmeros desafios e problemas aos pequenos gestores, evidenciando a necessidade de planejamento e melhores investimentos.

Saiba mais sobre como implementar a cultura orçamentária na sua empresa.

Especializada em realizar publicações em Diários Oficiais dos estados e da União, a Diário Serviços intermedia os anúncios e publicações nos cadernos digitais governamentais. Para veicular uma matéria ou publicidade legal no DOU, basta preencher um formulário no site da agência e enviar o conteúdo para análise.

Veja mais: Publicação no Diário OficialPublicação de BalançoPublicar estatuto socialPublicação de redução de capita