Clipping: o que é, para que serve e como funciona

PUBLICADO EM 12/07/2022

Entenda o que é o clipping

Há alguns anos, o serviço de clipping vem ajudando profissionais empresas a verificarem como o negócio está posicionado no mercado, na opinião dos clientes da mídia, além de auxiliar a acompanharem editais de licitações, balanços financeiros e muito mais.

Confira o que é clipping e as principais características do serviço!

O que é clipping 

O clipping é um serviço de acompanhamento de menções em veículos de comunicação, como revistas, jornais, redes sociais, e mais especificamente, no Diário Oficial. Cada vez que a empresa ou o indivíduo contratante é mencionado em algum desses locais, é enviada uma notificação para o e-mail cadastrado, informando que houve a menção, para que avalie se quiser.

Para que serve

Na maioria das vezes, o clipping ajuda a entender a opinião da mídia em relação a uma empresa, avaliando o que a imprensa tem a dizer sobre os assuntos que envolvem a organização. O serviço ainda ajuda a antecipar situações problemáticas e a prever crises.

O benchmarking, estratégia de análise de ações e resultados da concorrência, também pode ser feito com a ajuda do clipping. O monitoramento pode ter como foco o nome da empresa concorrente e sua mais recente campanha, por exemplo. Assim, é possível verificar o sucesso da estratégia, ao ver os resultados da concorrência.

Embora essa utilização do clipping seja a mais comum, muitas empresas também utilizam o serviço para receber o alerta de menções em veículos de comunicação da administração pública, no Diário Oficial, por exemplo.

Como funciona na prática 

Na prática, uma empresa especializada, como a DSI Publicações, é contratada para fazer o clipping do Diário Oficial da União (DOU). O contratante envia o termo desejado e fornece os nomes dos veículos que deseja que sejam monitorados.

A partir daí, a empresa monitora o termo nos locais indicados e cada vez que ele aparece, o cliente recebe um e-mail informando a menção e pode utilizar a informação obtida em seu favor, seja para não perder prazos, entender o posicionamento da mídia ou criar outras ações.

Benefícios do clipping de publicações no Diário Oficial 

Mais especificamente sobre o Diário Oficial, o serviço de clipping pode ajudar as empresas a se manterem informadas sobre editais licitatórios relacionados a sua área de atuação. Assim, sempre sabem quais licitações estão abertas e têm muito mais chances de vender seus produtos e serviços para a administração pública.

Também vale a pena utilizar no clipping no Diário Oficial da União para verificar os concursos públicos em aberto, a própria classificação nos certames e até uma possível nomeação ou chamamento para cargo público federal.

Além disso, o serviço permite que o contratante tenha acesso rápido e fácil a editais de vestibular, atas de reuniões, balanço patrimonial de empresas, atos oficiais do Governo Federal e qualquer menção ao seu nome ou ao da sua empresa.

Veja também: LIMPE: Os 5 princípios da administração pública

Tenha acesso ao clipping

Para contratar o serviço de clipping, entre em contato com a nossa agência de publicidade legal, a DSI Publicações, e faça um orçamento.