Por que o orçamento de capital é importante para as empresas?

publicidade legal

Saiba o que é o orçamento de capital e por que ele é tão importante para as organizações. Confira também como publicar no DOU através de agência de publicidade legal.

O orçamento de capital é uma técnica através da qual as empresas avaliam e catalogam investimentos significativos, isto é, que demandam grande volume de capital e contam com efeito de longo prazo (como é o caso de uma compra de mais máquinas ou investimento em novas tecnologias).

Saiba mais: Entenda o que é orçamento empresarial

Acompanhe mais informações sobre o procedimento:

 

O que é orçamento de capital

Trata-se do método para avaliar, identificar e selecionar investimentos de longo prazo. Ou seja, o orçamento de capital nada mais é que uma ferramenta de extrema importância, já que visa a medir os riscos envolvidos em um investimento de projeto.

É sabido que as empresas almejam novos projetos e oportunidades que ampliem seu valor real para os acionistas. Entretanto, visto que a quantia de capital disponível para investimento é limitada, os profissionais responsáveis pela área financeira utilizam-se das ferramentas de orçamento de capital para delimitar quais projetos provavelmente trarão mais retorno a longo prazo.

 

Por que o orçamento de capital é tão importante para a empresa?

Toda a instituição empresarial conta com diversos projetos e cada um tem suas especificidades com relação a quantia de capital necessária para se tornar realidade. Alguns projetos podem demandar investimento por mais tempo, enquanto outros apenas nos anos iniciais.

Independentemente da necessidade de capital de cada projeto, um fato incontestável é que colocá-los em prática requer investimento.

Nesse sentido, uma empresa deve avaliar com primazia cada caso em específico, para, assim, tomar decisões da forma mais prudente possível e garantir uma utilização mais eficiente dos recursos a serem investidos.

Isso significa que ao selecionar o projeto errado, a empresa pode sofrer grandes perdas.

Saiba mais: Como publicar redução de capital

 

Outras variáveis que reafirmam a importância do orçamento de capital:

  • Posição competitiva da empresa: as tomadas de decisão em relação ao investimento de capital auxiliam a organização a determinar seus futuros lucros, o que influencia diretamente na posição competitiva da mesma;
  • Aplicações a longo prazo: o orçamento de capital é útil para a empresa a longo prazo, já que as decisões baseadas nessa ferramenta possuem impacto direto na estrutura de custos e nas perspectivas futuras da empresa, além de afetar na taxa de crescimento;
  • Ampliação da riqueza: decidir investimentos de longo prazo é uma ação que auxilia a proteger e manter o interesse dos acionistas. Se a empresa investe de maneira planejada, os acionistas sentem-se mais seguros em investir na empresa. Trata-se de uma via de mão dupla que amplia a riqueza da organização;
  • Projeção de caixa: uma empresa deve ter disponível uma grande quantidade de fundos para colocar seus investimentos em prática. Ao traçar o orçamento de capital, a organização passa a enxergar com clareza a quantidade de dinheiro necessária para cada decisão, o que garante melhor controle do dinheiro disponível.

 

Realize publicações no Diário Oficial da União através de publicidade legal

A Diário Serviços é uma agência de publicidade legal que auxilia seus clientes no processo de publicação de materiais no Diário Oficial da União, dos Estados e dos Municípios.

Para saber mais sobre publicidade legal, navegue pelo site.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *