O papel da contabilidade na gestão fiscal

publicidade legal

Compreenda o papel da contabilidade na gestão fiscal e como realizar publicidade legal no Diário Oficial da União.

A importância da contabilidade em uma gestão fiscal, principalmente em micro ou pequenas empresas, é muitas vezes vista como pouco relevante.

Ao contrário do que pensam boa parte dos pequenos e microempreendedores, esse hábito está longe de ser saudável para a empresa. Deixar a organização dos tributos em segundo plano é abrir margem para que, em algum momento, seja necessário desembolsar capital financeiro a mais, seja com alguma multa ou taxa extra.

Leia mais: Entenda a importância da gestão financeira para uma empresa

 

A importância da contabilidade na gestão fiscal

O profissional responsável pela contabilidade deve sempre orientar o empreendedor sobre a importância desse tema e, é claro, adotar estratégias que facilitem a integração com a contabilidade, visando a consolidação do trabalho já realizado.

Dessa forma, deixar de lado a gestão fiscal de uma empresa, ainda que pequena, acaba gerando um impacto negativo. Seria como enxergar a ponta de um iceberg e ignorar o restante, o que pode causar um naufrágio futuramente.

Veja aqui: Quando um balancete de verificação pode ser publicado no Diário Oficial da União

 

·         Não há como fugir dos impostos

Quando se trata de empresas, não há como fugir do pagamento de impostos. Quem escolhe percorrer o caminho correto, ou seja, o de desenvolver todas as atividades de maneira legal e com toda documentação em dia, deve permanecer atento ao pagamento dos diversos tributos.

Além de quitá-los, é preciso também ter consciência dos períodos em que eles precisam ser pagos, como são feitos os cálculos, quais as alíquotas e, acima de tudo, quais tributos incidem sobre cada uma das transações.

Trata-se de uma tarefa complexa, especialmente para quem está começando e, por isso, a presença de um contador especializado, que estudou sobre o assunto, é altamente recomendado.

É claro que o conhecimento acerca da contabilidade da gestão fiscal pode ser orientado pelo contador e também aprendido ao longo dos anos de presença no mercado, mas, ainda assim, requer experiência.

Por isso mesmo, é preciso ter auxílio de um profissional de contabilidade, principalmente no caso de uma empresa recém-criada, para que se tenha a garantia de que está fazendo tudo o que é preciso e de forma correta.

Saiba mais: A importância do cumprimento das obrigações acessórias empresariais

 

·         Exerça controle sobre a emissão de suas notas fiscais

Calcular os tributos que devem ser recolhidos a cada transação é algo mais complexo do que calcular os valores que entram e que saem da empresa. Não emitir todos os documentos fiscais das operações, nesse quesito, pode inviabilizar a validação do balanço, atingindo diretamente no equilíbrio das finanças da sua companhia.

Se ocorrer de algum tributo não ser quitado, o não recolhimento dos valores devidos acarretará uma situação de irregularidade perante a Receita Federal.

A melhor forma encontrada pela RF de punir os empresários que se encontram em situação de irregularidade é através de multas ou até mesmo com proibição de participação em licitações públicas.

Nem é preciso comentar que situações como essas podem arruinar as intenções de garantir um empréstimo ou outros benefícios.

 

Através de publicidade legal é possível publicar no Diário Oficial da União

O Diário Serviços (DSI) é um portal que oferece aos seus clientes apoio profissional para realizar publicidade legal no Diário Oficial da União, dos Estados e dos Municípios.

Navegue pelo site para saber mais sobre publicidade legal.

Veja mais: O que é Dívida Externa | O que é convocação

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *