A gestão fiscal para pequenas empresas

publicidade legal

Saiba para que serve e qual importância da gestão fiscal nas pequenas empresas. Veja também como realizar publicidade legal no Diário Oficial da União.

Para micro e pequenas empresas, muitas vezes, a importância da gestão fiscal é vista com pouca relevância ao contrário do que acontece nas grandes companhias. Por outro lado, esse hábito não poderia ser mais errado.

Relevar a gestão fiscal, ou deixá-la em segundo plano, não conferindo a devida atenção ao pagamento dos tributos, é correr o risco de cedo ou tarde ter que desembolsar uma quantia significativa de dinheiro a mais com alguma taxa extra ou multa.

Essa consequência costuma ocorrer com muitos empreendedores. Quem não tem muita experiência no assunto e, muitas vezes, não conta com auxílio de profissionais capacitados para repassar todas as informações, acaba deixando detalhes importantes de lado, só voltando sua atenção a eles quando já não há mais nada a fazer.

Visto isso, não investir na gestão fiscal de uma micro ou pequena empresa acaba gerando um impacto muito negativo.

Saiba mais: O papel da Contabilidade na Gestão Fiscal

 

Mas afinal, para que serve a Gestão Fiscal?

Através da gestão fiscal é possível ter total controle sobre os valores que entram e que saem de uma empresa, e isso é um exercício menos complexo do que calcular os tributos que devem ser recolhidos nas transações.

Não emitir os documentos fiscais de operações pode impactar na validação do balanço da empresa, inclusive, comprometendo o equilíbrio das finanças do empreendimento.

No caso de algum tributo não ser devidamente registrado e quitado, o não recolhimento de seu valor caracteriza um problema de irregularidade da empresa junto à Receita Federal, e a forma encontrada por esse órgão para punir aqueles que se encontram em situação irregular é através de multas ou até mesmo pelo impedimento de participação em licitações públicas.

Além de que, questões como essas podem ser um obstáculo para o empreendedor que deseja buscar um empréstimo (ou outros benefícios) em instituições financeiras (como bancos).

Visto isso, a gestão fiscal é de extrema importância para manter o empreendedor ciente de todos os dados referentes ao capital da empresa (tanto o que entra como o que sai).

 

Funcionalidades da Gestão Fiscal

E para que serve a Gestão Fiscal? Ela conta com diversos usos, e um dos principais é auxiliar em uma das maiores dificuldades enfrentadas por empreendedores: o fato incontestável de que poucos processos são integrados no Brasil.

Nesse quesito, é possível notar que existem tributos municipais, tributos estaduais e ainda tributos federais. Cada um possui regras próprias, alíquotas variadas, prazos de pagamento diferentes e formas e pagamento particulares.

Saiba mais: A importância de fazer gestão de documentos fiscais

 

Como exercer a Gestão Fiscal de maneira correta

Ao levar em consideração todas as informações mencionadas anteriormente, o primeiro passo para exercer a Gestão Fiscal dentro de uma empresa é tomar ciência, junto ao contador, e compreender quais são os valores que a empresa deve recolher.

O passo seguinte é entender qual é a alíquota de cada um deles, para então conferir as datas e maneiras de pagamento.

Essa é a base para manter bem claro todos os dados referentes aos valores devidos pela empresa. Após dar início a esse exercício, o empresário poderá colocar tudo em ordem, ainda que já tenham ocorrido episódios de incoerências anteriormente.

Se a empresa já se encontra com problemas na Gestão Fiscal, é preciso separar um período para organizar as finanças ou contratar um profissional que possa realizar essa função. O que não deve acontecer é deixar essas questões de lado e depois ter que assistir à empresa naufragar.

 

Conte com agência de publicidade legal na hora de publicar no DOU

Através do portal do DSI (Diário Serviços), é possível realizar publicidade legal no Diário Oficial da União, dos Estados e dos Municípios com auxílio profissional.

Navegue pelo site do DSI para saber mais sobre essa agência e seus serviços de publicidade legal.

 

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *