Entenda o que são demonstrativos financeiros

publicidade legal

Para que o negócio possa funcionar da melhor forma possível, é comum que o gestor tome decisões constantes sobre investimentos e demais atividades financeiras. Visando ao sucesso financeiro da empresa, para que ela se mantenha em um ritmo positivo, a melhor opção é realizar análises de demonstrações financeiras para ter base frente às deliberações. 

A elaboração e análise de demonstrações financeiras são a forma mais correta de se fazer um diagnóstico real referente à situação financeira e econômica da organização. Quando os relatórios possuem poucas informações e o mínimo de detalhes, isso pode impulsionar à ruína da empresa. 

O que são os demonstrativos financeiros de uma empresa? 

Os demonstrativos financeiros são relatórios contábeis que procuram detalhar a situação financeira total de uma determinada organização. Tendo como base esses relatórios, torna-se possível realizar o levantamento dos impostos, fazer melhores investimentos, controlar de forma mais eficiente o fluxo de caixa e gerenciar de maneira mais correta os aspectos do negócio. 

Lembrando que essas demonstrações não se restringem somente a indicadores financeiros, eles podem ser direcionados dentro e fora da empresa, pois mostram os pontos fortes e fracos da performance financeira e operacional do negócio. 

As demonstrações financeiras são importantes também para potenciais investidores. São esses relatórios que revelarão se a empresa é realmente um bom negócio para se investir, se ela é segura e rentável para um investimento. 

Saiba mais: A automação de contratos pode ser importante para a gestão empresarial.

Os tipos de demonstrativos financeiros 

Essas demonstrações são conjuntos de informações em formato de relatórios. Para que essa demonstração aconteça de maneira completa, segue os demonstrativos mais importantes e principais, confira: 

  • DRE – Demonstração de Resultados do Exercício; 
  • Balanço Patrimonial; 
  • Fluxo de Caixa; 
  • Demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados; 
  • Notas explicativas; 
  • DVA – Demonstração do Valor Adicionado;
  • Demonstração do resultado abrangente; 
  • Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido. 

A importância dos demonstrativos financeiros 

As demonstrações financeiras são as bases usadas pela empresa para que a equipe do setor financeiro realize planejamentos econômicos e investimentos em potencial, o que também passa confiança para os sócios tomarem suas decisões. 

É por meio das informações detalhadas desses relatórios que a organização consegue realizar a aprovação de financiamentos, devido à descrição dos recursos disponíveis em caixa e da capacidade de pagamento atual do negócio. Algo muito importante, que precisa estar sempre atualizado.

As demonstrações financeiras têm como objetivo detalhar todos os gastos realizados pela empresa, assim como a discriminação dos retornos sobre os investimentos e o faturamento previsto para um período em questão.  

Esses documentos são fundamentais para a realização de análises adequadas e detalhadas da empresa, dando, dessa maneira, um alívio maior para a organização no momento de investir. Ao entender de forma completa cada uma das demonstrações financeiras, será mais fácil entender o processo e a solidez financeira do negócio. 

Faça a publicação dos seus conteúdos por meio de publicidade legal 

A Diário Serviços é uma agência de publicidade especializada em realizar publicações em Diários Oficiais dos Estados e da União. A agência possui 7 anos de experiência, sabendo exatamente da importância de se criar um relacionamento de transparência e comunicação com o cliente e a imprensa oficial. 

Por meio do Diário Serviços, é possível realizar publicidade legal e tornar públicas todas as informações acerca do sistema público e privado e das novas leis e órgãos.  Por meio do DSI, os gestores podem publicar no Diário Oficial da União, dos Estados e dos Municípios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *