Entenda o que é o cadastro do NIS

PUBLICADO EM 29/01/2020

Usuário entendendo o que é o cadastro do NIS e como consultar o NIS

O Número de Identificação Social é muito importante para quem possui vínculo empregatício com a Previdência. Tenha mais informações sobre o NIS e veja como fazer publicidade legal pela internet. 

Ao estabelecer um vínculo empregatício, o NIS passará a valer como número do PIS. Dessa forma, o PIS se torna uma inscrição NIS, que possui diversas informações do colaborador que conseguiu o emprego. 

Saiba mais: Conheça os principais tipos de licitação.

O que é o cadastro NIS

O cadastro NIS, que é realizado pela Caixa Econômica Federal, é fundamental para beneficiários de diversos projetos e benefícios concedidos pelo Governo Federal, como é o caso do Minha Casa Minha Vida, do Bolsa Família, dentre outros programas de iniciativa governamental. 

Quem deve realizar o cadastro do NIS

Qualquer contribuinte pode realizar o cadastro NIS do trabalhador, contanto que a pessoa seja autorizada por um representante legal da empresa, e que já tenha passado pelo cadastramento em agência da Caixa. 

Geralmente, prestadores de serviços, funcionários do setor de contabilidade e o pessoal dos Recursos Humanos podem efetuar o cadastramento do contribuinte.

Quais documentos constam de número do NIS

É possível acessar o número do NIS pelo Cartão Cidadão, nos extratos de FGTS emitidos pela Caixa, ou na própria Carteira de Trabalho. Outra possibilidade é a consulta online, em que basta fornecer o número do CPF no site do Meu INSS, ou no portal Consulta Cidadão. 

Como fazer o Cadastro de NIS pela internet

Aqueles que desejarem realizar o cadastro pela internet precisam contar com a autorização de um representante da empresa, que será responsável por enviar as informações do trabalhador. 

Os empregadores podem providenciar o Certificado Digital no padrão ICP-Brasil, oferecido por uma agência certificadora ou pela própria Caixa. O documento deverá conter o número NIS do titular ou do representante da empresa. 

Será preciso que o empregador habilite seu funcionário na Caixa para ter acesso ao sistema online que permite o cadastro. Após essa etapa, o funcionário precisará acessar o site (ou aplicativo) da Caixa, na opção “Cadastramento NIS” e informar os dados. Assim, o número NIS será emitido logo após concluir o processo.

Como consultar o NIS apenas pelo CPF

É possível ter acesso ao número do NIS apenas informando o CPF. Pelo portal Meu INSS, o contribuinte pode consultar o NIS. 

Na tela inicial do Meu INSS, clique em “Entrar” e depois em “Cadastre-se”. Aparecerá um formulário que deve ser preenchido com todos os dados, como nome, data de nascimento, CPF, e-mail, nome da mãe, número do celular, cidade e estado. 

Após preencher, basta confirmar para que o sistema crie uma senha automática. Anote essa senha, pois será exigida na tela seguinte. 

Então, basta fazer o login informando o CPF e a senha criada anteriormente. Ao entrar no sistema, o trabalhador pode modificar a senha para criar uma de sua preferência. 

Após terminar todo o processo de cadastro e login, os dados serão exibidos, dentre eles, o nome completo, CPF e número do NIS.

Publicidade legal viabiliza publicações no Diário Oficial

Por meio de publicidade legal, é possível ter acesso a todas as informações e notícias sobre o cadastro NIS, além de publicar materiais de relevância no Diário Oficial da União, dos Estados e dos Municípios. 

O Diário Serviços, por meio de publicidade legal, auxilia no processo de publicação de notícias, documentos e outros materiais nos Diários Oficiais. 

Navegue pelo site para obter maiores informações sobre os serviços do DSI.

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