Entenda o Balanço Patrimonial Projetado

publicidade legal

Compreenda o que é Balanço Patrimonial Projetado, qual a sua finalidade e como publicá-lo no DOU através de agência de publicidade legal.

Dentro das finanças de uma empresa existem relatórios que fornecem aos gestores uma visão mais clara do negócio, que ajudam na análise de dados e levam a compreender o que está ocorrendo na organização e, dessa forma, auxiliam na tomada de decisões futuras.

Entre tais relatórios estão o Balanço Patrimonial (que costuma analisar dados do passado) e o Balanço Patrimonial Projetado (que busca projetar dados futuros).

Saiba mais: O que é Balanço Patrimonial

O Balanço Patrimonial Projetado, nesse sentido, é uma extensão do Balanço Patrimonial e surgiu com o intuito de ajudar os analistas na realização de um planejamento orçamentário.

 

Mas afinal, o que é Balanço Patrimonial Projetado

Trata-se de uma projeção (como o próprio nome sugere) dos futuros dados da empresa. Nesse quesito, através do Balanço Patrimonial Projetado é possível esboçar o que acontecerá com as finanças, prever possíveis acontecimentos e, com isso, tomar as decisões cabíveis caso chegue a um resultado não positivo.

É considerado um dos princípios básicos para um planejamento orçamentário mais eficiente e satisfatório.

 

Finalidades do Balanço Patrimonial Projetado

O Balanço Patrimonial Projetado deve ser usado sempre, ainda mais que planejamentos orçamentários são essenciais para alcançar bons resultados empresariais.

Conhecer o histórico financeiro da empresa é o meio mais efetivo para conseguir traçar metas e objetivos que sejam condizentes com a atual realidade, com o intuito de fazer o negócio prosperar cada vez mais.

Esse relatório, combinado às informações trazidas pelo Demonstrativo do Resultado do Exercício e pela projeção de fluxo de caixa, gera uma ferramenta crucial para traçar todas as possibilidades futuras.

Ainda que não seja exigido por lei, o Balanço Patrimonial Projetado é um compromisso com os sócios e participantes da empresa.

Leia também: Como fazer publicação de Balanço Patrimonial no Diário Oficial

 

Como aplicar o Balanço Patrimonial Projetado

Para formular o Balanço Patrimonial Projetado, é preciso ter em mãos todas as informações que influenciam diretamente sobre as contas da organização e que são formuladas através das projeções do balanço em curso, do orçamento de capital, do DRE e do Fluxo de Caixa.

Nesse quesito, é necessário saber que para elaborar a projeção do Balanço Patrimonial é fundamental levar em consideração determinadas variáveis:

  • Insumos de produção: é de extrema importância catalogar quais são e também levar em consideração um aumento de preços;
  • Estratégia da empresa: Através de um percentual estimulado de crescimento anual da empresa (que precisa estar alinhado aos objetivos da organização), será possível ter uma visão mais clara dos números e, dessa forma, desenvolver ações para alcançar os resultados desejados;
  • Benefícios fiscais: Certifique-se de conferir se há isenção ou descontos possíveis entre os impostos que a empresa paga todos os anos;
  • Despesas operacionais: é preciso fazer um levantamento de todas as despesas operacionais para ter conhecimento de novas formas de recursos que já estejam em ação ou que estão por realizar;
  • Vendas: para projetar um volume de vendas é preciso considerar a provável evolução dos valores dos seus produtos.

 

Faça publicidade legal no Diário Oficial da União com auxílio profissional

Através do Diário Serviços, agência de publicidade legal, é possível publicar documentos e informativos no Diário Oficial da União, dos Estados e dos Municípios.

Navegue pelo site para obter maiores informações.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *