accountability

O que é accountability e qual é a sua importância para a sociedade?

Todos os atos realizados na esfera pública são de grande interesse da sociedade em geral, afinal, os resultados desses atos se refletem nela. Diante disso, há a accountability, algo fundamental para o exercício e manutenção da democracia.

Entenda, neste artigo, o que accountability significa e descubra a importância que ela tem para a sociedade.

Continue lendo “O que é accountability e qual é a sua importância para a sociedade?”

Publicação de aposentadoria no Diário Oficial

Quando é realizada a publicação de aposentadoria no Diário Oficial?

A publicação de aposentadoria no Diário Oficial é fundamental para que a solicitação seja oficializada e entre em vigor.

Entenda quando a publicação deve ser feita, qual é o órgão responsável e como ter auxílio de especialistas em publicidade legal para assegurar que tudo seja feito de maneira adequada.

Continue lendo “Quando é realizada a publicação de aposentadoria no Diário Oficial?”

Estatuto Social

Quando fazer um estatuto social?

O estatuto social é um documento imprescindível para a abertura de cooperativas, sociedades anônimas, organizações sem fins lucrativos e empresas de capital aberto ou fechado (desde que funcionem por cotas).

Assim como a certidão de nascimento, o estatuto social é um dos primeiros documentos oficiais que atestam a criação de uma organização. Por ser um ato jurídico, é preciso que seja registrado em um Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas ou na Junta Comercial do Estado. Entenda mais sobre essa importante etapa da constituição de uma empresa com a leitura do material a seguir que preparamos para você.

Continue lendo “Quando fazer um estatuto social?”

lupa sobre as moedas em referência da importância em realizar um balancete de verificação

Saiba o que é balancete de verificação e entenda para que serve

O balancete de verificação é um documento preliminar ao balanço patrimonial, ou seja, elaborado para constituir um resultado parcial da saúde financeira de uma empresa, antes da apuração do resultado oficial do ano.

Entenda como o balancete de verificação funciona na prática, quando deve ser feito, quais erros precisam ser evitados e como realizar a publicação em Diários Oficiais.

Continue lendo “Saiba o que é balancete de verificação e entenda para que serve”

Entenda o que é o clipping

Clipping: o que é, para que serve e como funciona

Há alguns anos, o serviço de clipping vem ajudando profissionais empresas a verificarem como o negócio está posicionado no mercado, na opinião dos clientes da mídia, além de auxiliar a acompanharem editais de licitações, balanços financeiros e muito mais.

Confira o que é clipping e as principais características do serviço!

Continue lendo “Clipping: o que é, para que serve e como funciona”

como funciona a comissão de licitação

Comissão de licitação: como funciona e quais as principais funções

A comissão de licitação é formada por um grupo de agentes públicos cuja função é conduzir o processo licitatório, de modo que todas as empresas tenham as mesmas oportunidades de participação, de maneira a garantir a transparência em todas as etapas da licitação.

Continue a leitura para saber mais sobre a comissão de licitação!

Continue lendo “Comissão de licitação: como funciona e quais as principais funções”

Aviso de licitação

Onde devo publicar um aviso de licitação?

A licitação é um processo de negociação entre as empresas participantes e a administração pública, na figura de um órgão ou instituição. Com ela, a escolha de uma empresa para executar um serviço ou vender um produto à administração é feita de forma justa.

Como exemplo, podemos citar a compra de computadores para uma repartição pública. Tudo começa com a aprovação do orçamento, seguido da publicação do edital e do aviso de licitação. 

As empresas interessadas podem enviar propostas, e a oferta de computadores com o melhor custo-benefício ou preço é escolhida sem que haja o critério de preferência por parte do encarregado público.

O regramento das licitações é feito pela Lei n.º 14.133 de 2021, chamada de Nova Lei de Licitações e Contratos: 

Art. 1º Esta Lei estabelece normas gerais de licitação e contratação para as Administrações Públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios […].

Continue a leitura para conhecer uma das partes mais importantes do processo licitatório: o aviso de licitação!

Continue lendo “Onde devo publicar um aviso de licitação?”

imagem do planalto central em Brasília, com o intuito de representar o que é a administração pública

Entenda o que é administração pública

Para que o Estado se organize e funcione adequadamente, é preciso que a administração pública exerça funções importantes, conforme preconizado na Constituição Federal. Para isso, se divide em administração pública direta e indireta, cabendo, a cada uma, parte do gerenciamento do Estado.

Continue a leitura para saber o que é administração pública!

Continue lendo “Entenda o que é administração pública”

Homem de terno mexendo em um tablet, que está em cima da mesa, que mostra gráficos simulando o que é balancete de verificação. Também em cima da mesa, tem uma agenda, calculadora e uma xícara amarela.

Entenda o que é balancete de verificação

Você sabe o que é balancete de verificação? É um relatório que mostra o resultado parcial do balanço patrimonial e auxilia a fazer uma análise da saúde financeira do seu negócio ao longo de um determinado período.

Entenda para que serve e como fazer o balancete de verificação. Aproveite para saber como publicar relatórios em Diários Oficiais, por meio de publicidade legal.

Continue lendo “Entenda o que é balancete de verificação”

edital de convocação

Como publicar um edital de convocação?

O edital de convocação é um documento pelo qual é comunicado um concurso, uma determinação, uma tomada de preço, um proclama, dentre outros eventos.

Para que a publicação de edital de convocação seja feita de forma correta, é preciso realizá-la em um jornal de grande circulação, como é o caso do Diário Oficial da União (DOU).

Saiba como publicar edital de convocação com a Diário Serviços (DSI) e o que é preciso para submeter o material.
Continue lendo “Como publicar um edital de convocação?”