Afinal, o que é e quais são as vantagens da publicidade legal?

PUBLICADO EM 14/10/2021

A publicidade legal consiste na publicização dos feitos da administração pública em razão da lei de transparência e do acesso à informação. O que muitos não sabem é que alguns atos da esfera privada também devem ser divulgados.

Veja, abaixo, tudo o que você precisa saber sobre a publicidade legal e como realizar a publicação.

O que é a publicidade legal?

A publicidade legal é a exigência legal de divulgação de atos praticados por entidades públicas e privadas em Diários Oficiais para que as informações sejam de conhecimento da população. Isso garante credibilidade e transparência aos processos e atos.

Qual é a sua importância?

No geral, a publicidade legal garante a transparência por meio da veiculação das informações. Confira a importância também em cada setor:

  • Setor governamental: além da transparência, a obrigatoriedade da veiculação de informações por parte dos governos federal, estaduais e municipais auxilia no combate à corrupção e garante a divulgação de editais de licitação e concurso;
  • Setor privado: a publicação de balanços patrimoniais atestam a idoneidade das empresas aos órgãos fiscalizadores e à população, o que costuma ser importante em fusões, vendas ou busca por investidores;
  • População: a divulgação das informações também permite que o público tenha acesso a editais de concursos, leilões e diversos outros editais de seu interesse.

Quais são as vantagens da publicidade legal?

Além das vantagens já associadas à importância da publicidade legal, como transparência, idoneidade e acesso à informação, ainda é possível destacar outras, como:

  • Confiança e responsabilidade: a empresa que publica em um veículo de comunicação confiável garante que sua publicação será feita com responsabilidade;
  • Oportunidade de negócios: como a esfera pública e privada publicizam seus atos, fica mais fácil e seguro adquirir informações relacionadas às empresas;
  • Credibilidade: ao divulgar informações, principalmente o balanço, as empresas do setor privado reforçam sua credibilidade perante o público, o que é importante na realização de vendas e busca por investidores.

Justamente por ser tão importante para o setor público e privado, e também para o público em geral, é que a divulgação das informações deve ser realizada em veículos confiáveis, como os Diários Oficiais e outros meios de grande abrangência.

Onde e como são realizadas as publicações?

Os maiores divulgadores da publicidade legal são:

  • Diários Oficiais;
  • Jornais (impressos ou digitais);
  • Emissoras de rádio e televisão;
  • Portais na internet.

Geralmente, essa contratação de serviços de publicidade legal ocorre por meio de um contrato de Distribuição de Publicidade Legal entre a empresa que precisa anunciar e o prestador de serviços. Para a publicação em Diários Oficiais, há exigências específicas quanto ao texto e à diagramação. Por isso, é importante buscar empresas que sejam especializadas no assunto.

A organização que auxilia na publicação frequentemente conta com um time de profissionais que realiza o atendimento ao cliente, trabalha com mídia, realiza a diagramação e revisão do conteúdo, além de fazer a distribuição da publicidade legal conforme público-alvo.

Para isso, também é preciso realizar a avaliação dos índices de penetração dos anúncios de acordo com o que a sua empresa está buscando, além de escolher a mídia que melhor se adequa ao objetivo, podendo variar em maior ou menor alcance.

Publicação de publicidade legal com a DSI

Na hora de realizar a publicação de uma publicidade legal em um Diário Oficial, é importante contar com os serviços de uma empresa especializada.

A Diário de Serviços (DSI) é uma agência de publicidade especializada em realizar publicações em Diários Oficiais dos Estados e da União, auxiliando na intermediação entre o anunciante e os Diários Oficiais há sete anos.

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Veja também: LIMPE: Os 5 princípios da administração pública

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