Saiba o que é balanço patrimonial, como calculá-lo e por que é importante fazer publicidade legal.
O balanço patrimonial de uma companhia é parte integrante de seu gerenciamento financeiro. Saiba como ele funciona e como é feito seu cálculo.
O que é o balanço patrimonial
O balanço patrimonial é uma ferramenta desenvolvida para discriminar a atual condição financeira de uma empresa, listando seus dividendos, lucros e patrimônio líquido, levando em consideração um determinado período e os termos quantitativos e qualitativos envolvidos.
Trata-se de um documento gerado por profissionais de contabilidade, confeccionado após a escrituração e considerando todas as informações financeiras e movimentações da empresa.
Possui diversas finalidades, sendo uma das principais o auxílio em processos de tomada de decisão.
Saiba mais: O que é balanço patrimonial.
A estrutura de um balanço patrimonial
O balanço patrimonial é composto por três principais categorias:
- Ativos: Nessa categoria, compreendem-se todos os direitos, os bens e todas as aplicações de recursos controlados pela empresa.
Além disso, também estão constados os investimentos financeiros, ou de qualquer tipo, que a companhia fez, e também títulos privados ou públicos que tiver a receber.
Exemplos de ativos: Aplicações financeiras, caixa, banco, estoque, duplicatas a receber, seguros a vencer, veículos, imóveis, terrenos etc.
É possível dividir os ativos em:
Circulante: Disponível em até um ano. Como exemplo temos cheques, caixa, estoque e aplicações financeiras de curto prazo.
Não circulante (ou realizável a longo prazo): Os recursos que serão recebidos em prazos acima de um ano.
- Passivos: Nos passivos, encontram-se todas as obrigações financeiras que a companhia possa ter com seus funcionários, com o Estado ou com outras empresas.
Exemplos de passivos: Impostos a pagar, funcionários a pagar, fornecedores a pagar, serviços a prestar etc.
Os passivos podem ser divididos em:
Circulante: Obrigações a serem quitadas dentro de um ano;
Não circulante (ou exigível a longo prazo): Obrigações a serem quitadas com prazo acima de um ano.
- Patrimônio líquido: São os pertences próprios da companhia, sendo que o valor dos recursos é obtido pela diferença (positiva ou negativa) entre os passivos e ativos. Nessa categoria, fica evidenciado o prejuízo ou o lucro de um determinado período, o montante que cada sócio investiu na sociedade e as reservas de investimento futuro.
O patrimônio líquido pode ser dividido em:
Capital social: lucros que foram reinvestidos ou investimentos por parte dos sócios;
Lucros e prejuízos acumulados: determinados pelo resultado financeiro da empresa.
Saiba mais: Balanço patrimonial – Diferenciando o ativo e o passivo.
Mas, afinal, como calcular o balanço patrimonial?
O cálculo do balanço patrimonial é bem simples. Para fazer o cálculo, basta lançar todos os valores investidos em estoque, no caixa, em estruturas para funcionamento, além dos empréstimos, pagamento de funcionários, débitos com fornecedores e demais despesas.
O valor resultante de todos os lançamentos é referente ao lucro ou prejuízo que a empresa teve dentro do período selecionado. A fórmula utilizada para calcular o balanço é:
Ativo – Passivo = Patrimônio líquido; ou
Ativos = Passivo + Patrimônio líquido.
Veja também: validade balanço patrimonial
Publique balanço patrimonial por meio de publicidade legal
O Diário Serviços é uma agência de publicidade legal que possibilita aos empresários realizar a publicação de balanço patrimonial e outros informativos relevantes no Diário Oficial da União, dos Estados e dos Municípios.
Navegue pelo site para saber todas as vantagens da publicidade legal.
Entre em contato conosco: