Gestão Patrimonial e seu processo eficiente para a empresa

PUBLICADO EM 19/11/2018

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A Gestão Patrimonial, isto é, o controle do patrimônio pela empresa, pode trazer consequências negativas para o empreendimento se for negligenciada. Acompanhe todas as informações.

Saiba mais: Entenda a importância da Gestão Financeira para uma empresa

 

O que é patrimônio

O primeiro passo para entender a importância da Gestão Patrimonial é compreender o conceito de patrimônio, que diz respeito a todos os bens, direitos e obrigações de uma instituição ou pessoa.

 

O que é e qual a importância da Gestão Patrimonial

A Gestão Patrimonial é necessária para que a empresa possa manter o controle de custos e da administração do patrimônio do empreendimento. Dessa forma, é possível acompanhar a quantidade e o valor dos bens e direitos, assim como das dívidas e obrigações.

Não exercer o controle patrimonial é sinônimo de deixar a organização da empresa em segundo plano, colocando a credibilidade do empreendimento em dúvida, pois compromete de forma direta os resultados financeiros.

A Gestão Patrimonial é fundamental para mostrar transparência aos envolvidos com o negócio (sejam acionistas, investidores ou participantes).

 

Vantagens de realizar a Gestão do patrimônio

Primeiramente, é preciso ter consciência de que a Gestão Patrimonial não deve nunca ser deixada em segundo plano. Pelo contrário, os profissionais envolvidos com as fianças da instituição devem priorizar essa ferramenta, uma vez que ela possibilita um planejamento orçamentário mais preciso e sólido.

Outra vantagem diz respeito à qualificação e quantificação do patrimônio da empresa (ligado aos direitos, bens e obrigações), que permite aos investimentos futuros serem baseados em necessidades reais. Além disso, a Gestão do patrimônio também traça uma previsão de redução de gastos, de custos e de depreciação.

Saiba mais: Relatórios financeiros e sua importância para as empresas

 

Outros benefícios da Gestão Patrimonial incluem:

  • A projeção de balanços precisos, que ajudam os administradores na tomada de decisões;
  • O cumprimento de todas as exigências bancárias (em caso de solicitação de crédito);
  • Evita-se gastos desnecessários;
  • Ao exercer a Gestão Patrimonial sobre ativos, o empreendimento passa a ser avaliado de acordo com o que realmente vale, o que auxilia no momento de atrair investidores. Além do que, a diretoria financeira passa a saber o real valor da empresa;
  • Dificulta-se o roubo dos bens e o desvio de recursos a partir do momento em que esses estão registrados e identificados;
  • Há maior possibilidade de gestão sobre o risco de eventuais sinistros, já que existe um maior controle sobre os ativos, o que significa que os bens que devem ser segurados são listados a cada ano;
  • Facilita-se o corte de custos excessivos, já que é possível, por exemplo, traçar projeções baseadas no uso dos equipamentos (considerando o tempo de utilização);
  • Se a empresa negligencia o controle patrimonial, pode ser autuada por omissão de receita. De acordo com a legislação brasileira, o ato é visto como contravenção, suscetível a instauração de processos fiscais e administrativos com risco de multa e cobrança de impostos.

 

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