5 dicas importantes para criar um relatório contábil

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Saiba o que é um relatório contábil e quais são as 5 principais dicas para criar o documento. Veja também como realizar publicidade legal pela internet.

Por vezes, o profissional de contabilidade precisa criar o relatório contábil para repassar ao cliente informações e dados sobre movimentações financeiras dentro da empresa.

O documento, às vezes, acaba sendo de difícil entendimento para o empresário (e até mesmo para outros contabilistas), por isso, é importante seguir algumas dicas antes de criar o relatório.

Saiba mais: Relatório Contábil de DRE (Demonstrativo do Resultado do Exercício).

5 dicas fundamentais na hora de criar um relatório contábil

 

  • Entender qual é o principal objetivo do relatório contábil

 

O relatório nada mais é que uma maneira prática de resumir e demonstrar dados econômicos e financeiros de uma empresa durante um determinado período.

Nesse sentido, é preciso focar em entregar as informações consideradas primordiais, de forma clara, para que o documento possa auxiliar na estratégia de gerenciamento da empresa.

 

  • Elaborar um bom planejamento financeiro

 

Após compreender as metas de um relatório contábil, é preciso buscar o máximo de eficiência na produção do documento, começando pelo plano de contas. Tal lista deverá contar com todas as informações registradas pela empresa do cliente.

Com esse plano, será possível demonstrar de forma clara a hierarquia dos elementos e a estrutura das demonstrações e balanços.

 

  • Deixar o cliente ciente de tudo

 

É comum encontrar casos em que o empresário (ou administrador) não confia na avaliação final do contador.

Para evitar esse tipo de constrangimento, é preciso buscar o máximo de informações possível e deixar o cliente consciente de que precisa colaborar, só assim o relatório poderá ser eficiente e de qualidade.

Quando o cliente percebe que o contador deseja realizar um bom trabalho, por meio de uma parceria, poderá surgir um relacionamento muito proveitoso e de confiança, que facilitará a realização do documento e, também, melhorará os resultados na hora de apontar os cálculos.

 

  • Proveja todos os valores

 

Outra dica muito indicada para garantir a credibilidade do relatório é o ato de provisionar os valores. Quando uma conta não é provisionada, e o devedor não a quita por completo, isso acabará aparecendo no balancete de verificação.

Com isso, o balancete não conseguirá desempenhar sua função, e o contador não poderá se atentar a tal informação.

Em vista disso, todos os valores a serem pagos e recebidos, em curto ou longo prazo, devem ser devidamente provisionados.

 

  • Fazer uso de um centro de custos

 

Um erro muito comum na hora de confeccionar um relatório contábil está na não utilização de segmentação por centros de custo.

O correto é efetuar essa segmentação levando em consideração cada produto ou serviço prestado pela empresa. Dessa forma, serão contabilizadas despesas e receitas de acordo com a ação que gerou cada ganho ou cada gasto.

Apenas a segmentação dessas informações trará dados muito mais detalhados sobre como deve ser a tomada de decisão por parte do gestor.

Realize publicidade legal pela internet de forma correta

Ao fazer uso das dicas descritas acima, e, também, de ferramentas adequadas que auxiliem na demonstração de contas, certamente o cliente ficará satisfeito e confiará na procedência do relatório contábil, estando pronto para realizar publicidade legal pela internet.

O portal DSI auxilia seus clientes na hora de realizar publicações nos veículos de comunicação legal: o Diário Oficial da União, dos Estados e dos Municípios.

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