Você conhece o demonstrativo de resultado? Veja mais a seguir
Saiba do que se trata o DRE (Demonstrativo do Resultado do Exercício) e veja também como publicar no DOU através de agência de publicidade legal.
O DRE é uma demonstração contábil, que tem como objetivo evidenciar a formação do resultado líquido em um exercício, confrontando as receitas, despesas e custos, apurando de acordo com o princípio contábil do regime de competência.
Finalidade do DRE
O Demonstrativo de resultado tem objetivos importantes
O demonstrativo do resultado do exercício possibilita um resumo financeiro dos resultados operacionais e não operacionais de uma empresa em um determinado período.
Ainda que sejam elaborados todos os anos com o intuito de divulgar informações, em geral também podem ser feitos mensalmente com fins administrativos e trimestralmente com fins fiscais.
Veja aqui: Qual a importância do cumprimento das obrigações acessórias empresariais.
A quem se aplica
A Lei nº 11.638/2007 prevê a obrigatoriedade do demonstrativo, com exigências determinadas, para sociedades limitadas (LTDA) e sociedades anônimas (S.A.).
Em síntese: todas as empresas precisam efetuar esse tipo de relatório contábil.
As empresas anônimas – de capital aberto- devem, inclusive, tornar o resultado público, realizando publicação do mesmo no Diário Oficial ou veículos de comunicação de larga circulação.
Saiba mais: Por que publicar redução de capital no DOU.
No caso de sociedades limitadas, o período do exercício pode respeitar as normas da empresa, desde que o documento seja impresso, encadernado e arquivado para ser apresentado ao governo quando exigido.
Como é feito o Demonstrativo do Resultado do Exercício
Em poucas palavras, a receita bruta (oriunda das vendas), subtraído os abatimentos e descontos, resulta na receita líquida.
A partir disso, retira-se os gastos que dizem respeito à produção ou preparação de um serviço para saber qual foi o lucro bruto (ou resultado bruto).
Desse valor, ainda são descontados gastos fixos, administrativos, operacionais de vendas e financeiros (como variação cambial, juros, multa, entre outros), para alcançar então o resultado operacional sem incidência de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e de Contribuição Social Sobre o Lucro (CSLL), aplicados aos faturamentos.
Outros Detalhes
É possível, ainda, detalhar o DRE para ter uma visão mais ampla e operacional. Pode-se, por exemplo, buscar maior entendimento sobre a listagem operacional, separando as receitas por tipos (vendas e prestação de serviços, assinatura, entre outros) e gastos, incluindo os com pessoal.
Dependendo do tipo de empresa, a maior pressão pode estar localizada em segmentos diferentes. Para uns, o gasto maior está na mão de obra, para outros, em matéria-prima.
Vantagens do DRE
Através do demonstrativo, é possível enxergar questões de forma mais clara, como:
- Real situação do caixa, com pressão dos custos operacionais sobre os preços;
- Discriminação dos custos: qual o real impacto dos gastos, separando os fixos dos relativos a vendas;
- Situação do endividamento (e qual está sendo o efeito dos empréstimos realizados);
- Lucros e margem de operação: quanto rende cada produto e serviço prestado, e como está a lucratividade da empresa;
- Estratégias para financiamento: Busca por alternativas para expandir, ou promover reavaliação de crédito, por exemplo;
- Controle preventivo de caixa: Um alerta é emitido quando as despesas se assemelham às receitas.
Saiba aqui: Quais são os documentos contábeis da empresa no Simples Nacional.
Conte com publicidade legal para publicar no Diário Oficial
Através da publicidade legal é possível publicar relatórios contábeis e o próprio DRE no Diário Oficial da União.
O DSI é uma agência de publicidade legal que traça o caminho entre os materiais de seus clientes e os veículos de comunicação legal do Governo (DOU, DOE e Diário Oficial dos Municípios).
Navegue pelo site para saber mais sobre publicidade legal.
Veja mais sobre o demonstrativo de resultado: O que é Dívida Externa | O que é convocação