Por que realizar a publicação de balanço?

Por que realizar a publicação de balanço?

Empresas, sejam elas pequenas, grandes ou médias, têm obrigações legais das mais variadas naturezas. Dentre elas, a publicação dos balanços patrimoniais destaca-se como uma das mais importantes. 

Esse é um processo, no entanto, que pode gerar uma série de dúvidas, mesmo aos gestores e empresários mais experientes. 

Pensando nisso, preparamos um artigo com todas as principais informações sobre o assunto a fim de ajudar você e a sua empresa a ter balanços patrimoniais publicados com maior facilidade, evitando futuras dores de cabeça. Esperamos que essa leitura possa ajudar.

O que é balanço patrimonial?

Já no princípio, o próprio conceito de balanço patrimonial pode gerar dúvidas, por isso vamos explicar. O balanço patrimonial nada mais é do que um relatório que tem como objetivo demonstrar a saúde financeira de uma empresa. 

Nesse levantamento, devem constar todas as movimentações financeiras da empresa dentro da janela de tempo determinada, que é de um ano, usualmente. É comum que, dentro do relatório, haja informações como valor dos bens no nome da empresa, valores de investimento e registros de caixa. 

A realização de um balanço patrimonial apurado, ou balanço orçamentário, como também é chamado, é vital para que gestores e empresários tenham uma real noção da situação financeira de uma empresa e possam tomar medidas que respondam à situação de acordo. 

Qual a importância do balanço patrimonial?

Assim como dirigir no escuro, gerenciar uma empresa sem saber suas reais capacidades financeiras pode ser uma receita para o desastre. O balanço patrimonial tem o objetivo de servir como um guia realmente eficiente para tomada de decisão. 

Com as informações corretas, fica fácil agir de maneira que beneficie o crescimento financeiro da empresa. Além disso, um relatório como esse pode ajudar também no planejamento tributário, fazendo com que, muitas das vezes, o empresário economize. 

Leia mais sobre o assunto: Cultura orçamentária: entenda como implementar na sua empresa 

Por que realizar a publicação do balanço?

Se esse é um relatório que auxilia a tomada de decisão e tem como objetivo ser uma ferramenta para gestores, por que torná-lo público? 

Para começar, muitos Estados exigem a publicação dessas informações em registros públicos. Existe uma extensa quantidade de leis e normas que regulamentam a obrigatoriedade de publicação desse registro como uma forma de prestação de contas à sociedade. Essa publicação é importante também para empresas privadas, afinal, suas transações financeiras têm grande impacto na economia.

Essa, no entanto, não é a única razão pela qual a publicação de balanços patrimoniais deve ser feita: ela também é muito vantajosa. Disponibilizar tais registros é uma forma muito eficiente de comunicar a saúde financeira de sua empresa, tanto para os acionistas já existentes quanto para aqueles que estão interessados.

Além disso, é importante notar que o balanço patrimonial é uma documentação importante na relação com bancos e outras instituições de crédito, além de ser exigido durante o processo de financiamentos ou empréstimos. 

Como publicar o balanço?

Esse tipo de documentação deve ser registrada no Diário Oficial da União ou do Estado. Além disso, também precisa ser publicado em um jornal de grande circulação, preferencialmente um que circule na cidade onde se localiza a sede da empresa. 

O prazo para a publicação é de quatro meses depois do término do exercício social, que vai do primeiro dia de janeiro até o último dia de dezembro. A data limite para publicação, portanto, é abril de cada ano. 

A cobrança é feita a partir do tamanho que a publicação ocupará, em colunas. Por isso, contar com a ajuda profissional de diagramadores é essencial para controlar custos com a publicação de balanços patrimoniais.

A DSI Publicações é uma agência de publicidade legal especializada na publicação de materiais em Diários Oficiais dos estados e também da União. Nosso time está preparado para cuidar das suas publicações do início até o fim, garantindo que todo o processo ocorra eficientemente. 

Se você precisa publicar o balanço patrimonial da sua empresa e não quer ter dores de cabeça, pode contar com os nossos serviços.

Veja mais: Publicar extravio de documento fiscalPublicar abandono de empregoPublicar abandono de emprego no jornalPublicar ata de reunião

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *