Saiba o que é BPO Financeiro, suas vantagens e aplicações nas empresas. Confira também, além de BPO o que é e como realizar publicidade legal no Diário Oficial da União.
O que é BPO Financeiro
O BPO (sigla para Business Process Outsourcing), também é conhecido por se tratar da terceirização de processos de negócios através do uso intensivo de TI (Tecnologia da Informação), e tem como objetivo delegar tarefas secundárias e burocráticas do negócio para empresas parceiras.
Tal terceirização já é um hábito crescente entre inúmeras organizações de vários ramos e tamanhos no Brasil e no mundo.
Além de o que é BPO, saiba também: O papel da Contabilidade na Gestão Fiscal
Uma vez que as atividades operacionais são de responsabilidade dos especialistas, há uma redução dos custos e o aumento da produtividade, além de possibilitar ao gestor priorizar as atividades estratégicas, como compras, vendas, marketing e produção.
Com a crescente competitividade dentro do mercado econômico, as empresas passaram a buscar um diferencial frente à tanta concorrência.
Nesse quesito, é cada vez mais importante focar em atividades que sejam fundamentais para o negócio, porém sem pecar na qualidade, na eficiência e agilidade dos processos financeiros e operacionais.
Visto isso, a contratação dos serviços de BPO cresce a cada dia, já que possibilitam a execução de todo fluxo de processos com total eficiência.
Saiba mais: Por que as empresas devem ter um Planejamento Tributário
Principais aplicações do BPO
Para saber o que é bpo devemos também entender suas aplicações
Dentre as aplicações do BPO, pode-se afirmar que as principais são:
- Formalizar os documentos necessários em transações e processos eletrônicos ou físicos;
- Validar o fluxo dos processos de uma instituição de forma sistêmica, e colocar em práticas as atividades de maneira especializada;
- Terceirizar os processos de apoio ao negócio escolhendo uma empresa especializada e de confiança para desempenhar essa função.
Vantagens do BPO Financeiro
As empresas que contratam os serviços de Business Process Outsourcing visam reduzir custos e aumentar a qualidade através da adoção das melhores práticas presentes no mercado e das operações em maior escala. É possível afirmar que as principais vantagens desse sistema são:
- Mais força perante a competição com os concorrentes do seu negócio;
- Melhora constante nos processos da empresa, que passarão a ser executados com mais eficiência e agilidade;
- Desenvolvimento na estrutura do negócio;
- Otimização dos custos da mão de obra interna (passando a ser um custo variável);
- A terceirização de serviços garante ao gestor mais liberdade para priorizar um determinado negócio da sua empresa especificamente.
Saiba mais sobre o BPO Financeiro: Relatórios financeiros e sua importância para as empresas
Aplicações do BPO nas empresas
O BPO Financeiro pode ser aplicado em todas as rotinas de administração de pagamentos a fornecedores e recebíveis, através de um sistema estruturado de fluxo de informações e autorizações.
Atualmente, o BPO Financeiro utiliza-se de alta tecnologia e controle, além de profissionais especializados para prover qualidade necessária à empresa.
As principais aplicações do BPO Financeiro nas empresas são:
- Gestão da folha de pagamentos;
- Gestão de contas a pagar;
- Gestão de recebíveis;
- Gestão do fluxo de caixa;
- Gestão de documentos financeiros;
- Conciliação bancária e fechamento de caixa;
- Cobrança administrativa e judicial;
- Análise de indicadores de desempenho;
- Relatórios financeiros.
Saiba mais: Relatório contábil de demonstrativo do resultado do exercício
Realize publicidade legal no Diário Oficial da União
Através do Diário Serviços (DSI), agência de publicidade legal, é possível realizar publicações no Diário Oficial da União, dos Estados e dos Municípios.
Conte sempre com profissionais capacitados para efetuar seu BPO o que é um importante passo para garantir o sucesso dos projetos.
Agora que entendemos BPO o que é e para que serve, navegue pelo site para obter maiores informações sobre o que é BPO Financeiro e publicidade legal.
Veja mais: O que é Dívida Externa | O que é convocação | Diferenças entre balanço patrimonial ativo e passivo